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Autores:
ANA LÉIA PARTICHELI
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Educação Física Escolar com Ênfase na Inclusão pela Faculdade de Educação São Luís. Docente substituta no Câmpus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina (GEPPPPES/SC).
ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. Desde seu ingresso no PPGEdu desenvolve pesquisas sobre docência na educação superior, formação de professores e políticas para o ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa “Docência Universitária e política educacionais”, “Políticas Curriculares para o Ensino Médio” e “Políticas para o Ensino de Filosofia”. O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Também é avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010-2018, tendo realizado 10 avaliações de Curso. Também foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) de 2019 a 2022. Pesquisador Produtividade do CNPq desde 2021. Coordenador do Projeto Política Educacional do Novo Ensino Médio: Avaliação dos Impactos das Inovações Curriculares na Formação do Jovens (financiado pelo CNPq Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados).
DAVI ALEXANDRE SCHOENARDIE
Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Membro de um Projeto Macro aprovado pela Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023, em parceria entre a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que avalia o Programa Universidade Gratuita (PUG).
DEIVID LAZAROTTO
Licenciado em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI, 2021) e especialista em Metodologia do Ensino de História pela (UNIASSELVI, 2022). Desde 2022, atua como professor efetivo de História na rede municipal de Capinzal - Santa Catarina. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina (GEPPPPES-SC).
DIEGO BECHI
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Graduado em Filosofia (LP) e Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia, ambos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade São Luís. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES – UPF) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – REDE GIEPES. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES UNOESC/SUL). Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS.
CAMILE JOANA SPERB SECCO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
FRANCIELE CAROLINE GORGES
Mestre Profissional em Design e bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Especialista de Ensino no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), setor On-line.
GIANA CARLA MARTINS
Mestre em Educação (UNOESC-Joaçaba/SC), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Graduação em Pedagogia (Unoesc). Especialista em Gestão Escolar (Udesc_Florianópolis/SC). Membro do Grupo de Pesquisa GEPPPPEP (UNOESC-Joaçaba).
HERMESON CLAUDIO MENDONÇA MENEZES
Pós-doutorando em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Doutor (2023) e Mestre (2019) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/FACED/UFC). Graduado em História pela UFC (2003). Atualmente, pesquisa os mecanismos de controle relacionados às políticas de accountability, regulação e avaliação em larga escala da educação.
VALMIR JOSÉ TURCATTO
Doutorando em Educação na linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania pela Unoesc. Licenciatura em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Matemática pela Claretiano e Física pela Unip - Universidade Paulista. Especialização em Interdisciplinaridade com Ênfase em Química, Física e Matemática pela FAFIPA e em Inovação na Educação (tecnologias, aplicativos e educação) pela UNOESC.
JOVILES VITÓRIO TREVISOL
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
KETLIN ELÍS PERSKE
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2024). Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2020), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), licenciada em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Pesquisadora na área da educação superior e políticas de assistência estudantil. Integrante do GIEPES UNICAMP - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e do ELOS: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Campo Curricular, da Universidade Federal de Santa Maria.
LIZETE CAMARA HUBLER
Doutora e Mestre em Educação pela UNOESC, Mestrado em Educação pela UNOESC, licenciada em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) em 2007 e em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Catarinense, com atuação na gestão e formação docente.
LUIZ FERNANDO JOHANN ANDRADE
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFFS – Campus Chapecó.
MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA
Doutorado e Mestrado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Pós-doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES que trabalha em parceria com o GIEPES da Unicamp. Coordenadora Adjunta do GIEPES - Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul-SUR. vinculado ao GIEPES UNICAMP.
MARIA MARGARETE MARSCHALL
Mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Especialista em Anos Iniciais e Educação Infantil pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas CELER Faculdades. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas CELER Faculdades. Especialista em Autismo com base no modelo de ensino estruturado pela Faculdade Pólis Civitas (PÓLIS CIVITAS). Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduação em Educação Especial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professora efetiva na Fundação Catarinense de Educação Especial, cedida como diretora no Centro de Atendimento Educacional Especializado - APAE/CAESP de Iraceminha SC. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC.
NATÁLIA POZZEBON OLEINICK
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Membro e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC. Possui Especialização em Neuromarketing pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(Unoesc).
PATRICIA CARLESSO MARCELINO
Doutora, Mestre e Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação; Especialista em Docência na Saúde (UFRGS); Pós-doutora pelo PPGEd-UNOESC, Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania; Especialista em Arteterapia e em Atividade Física e Qualidade de Vida (UPF-RS); Profissional de Educação Física, Arteterapeuta Junguiana e Pedagoga; Pesquisadora e Membro dos Grupos de Pesquisa NUPEFE, GEEDE, Pesquisa, Teoria e Práxis Pedagógica (UPF-RS) e do Grupo de Estudos sobre Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina - GEPPPPES-SC.
TATIANE DEZANET VERONA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Cidadania (EPPC) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), especialista em História e Geografia Ambiental, licenciada em História, ambas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES/SC.
VANESSA DAIANE RAUBER
Mestre em Educação pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), CELER Faculdades. Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Garantia de Direitos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Especialista em Anos Iniciais e Educação Infantil pela Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia pela UNOESC. Licenciada em Educação Especial pela Faculdade Santa Rita. Atualmente, atua como professora na Rede Municipal de Ensino de Iraceminha, SC.
VÍCTOR RENATO DE MORAIS MAIA
Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Unicastelo (2005). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Especialização em Ensino de Filosofia (Unoeste, SP). Mestre em Investigação em Humanidades pela Universidad de Castilla-La Mancha (Albacete, Espanha 2020, reconhecido pela UNIRIO). Doutorando no programa “Doctorado en Filosofía (2020 - 2025)” pela Universidade de Castilla-La Mancha (Toledo, Espanha). Professor de Filosofia na rede pública e privada em Santa Catarina. Professor no ensino superior (Licenciatura em Sociologia, UNOESC-Campus I).
Sinopse:
Com foco no empresariamento da educação brasileira no contexto neoliberal, a coletânea “O empresariamento da educação brasileira no contexto neoliberal: dissonâncias, perspectivas e resistências” apresenta uma análise crítica das transformações estruturais impostas ao sistema educacional a partir da década de 1990. O avanço do projeto empresarial, caracterizado pela adoção de práticas gerenciais, a restrição de recursos públicos e o fortalecimento de movimentos conservadores, têm provocado efeitos profundos na organização das políticas públicas e na formação dos sujeitos. Ao reunir estudos de diferentes perspectivas, a obra destaca as incoerências entre esse modelo liberal e o projeto de uma educação democrática, inclusiva e emancipadora. Além disso, aborda as inúmeras resistências que emergem em resposta a essa lógica mercantil, apontando possíveis caminhos para a formulação de políticas educacionais que valorizem o bem comum. Espera-se que a leitura desta obra inspire diferentes profissionais, acadêmicos, formuladores de políticas públicas e todos aqueles interessados em fortalecer a educação brasileira.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7885-1
ISBN Digital: 978-65-251-7886-8
DOI: 10.24824/978652517885.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO NEOLIBERAL: dissonâncias, perspectivas e resistências Andréia Aparecida Simão Marcio Giusti Trevisol Marlon Sandro Lesnieski E55 O empresariamento da educação brasileira no contexto neoliberal Dissonâncias, Perspectivas e Resistências Andréia Aparecida Simão, Marcio Giusti Trevisol, Marlon Sandro Lesnieski (orgs) – Curitiba CRV, 2025 294 p (Coleção Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior de Santa Catarina – GEPPPPESSC; v 2) Bibliografia ISBN Digital 9786525178868 ISBN Físico 9786525178851 DOI 10248249786525178851 ISBN Digital 978-65-251-7886-8 ISBN Físico 978-65-251-7885-1 DOI 10.24824/978652517885.1 1 Educação Superior 2 Neoliberalismo e Educação 3 Currículo 4 Formação de Professores 5 Empresariamento da educação I Simão, Andréia Aparecida, org II Trevisol, Marcio Giusti, org III Lesnieski, Marlon Sandro, org IV Título V Coleção Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior de Santa Catarina – GEPPPPESSC; v 2 CDU 378 CDD 3795