15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$58,88 sem juros | Total R$58,88 | |
2 x de R$29,44 sem juros | Total R$58,88 | |
3 x de R$19,63 sem juros | Total R$58,88 | |
4 x de R$15,23 | Total R$60,93 | |
5 x de R$12,40 | Total R$61,98 | |
6 x de R$10,51 | Total R$63,04 | |
7 x de R$9,16 | Total R$64,10 | |
8 x de R$8,15 | Total R$65,19 | |
9 x de R$7,36 | Total R$66,28 | |
10 x de R$6,74 | Total R$67,38 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Márcio Antônio Cardoso Lima
Sinopse:
“Além de oferecer uma reflexão teórica de envergadura, o livro de Márcio Antônio Cardoso Lima traz [...] um bom exemplo de pesquisa que trabalha com a concepção de teoria como expressão da prática no sentido expresso por Bernardo [...]: ‘uma teoria é sempre a teoria de uma prática e não de qualquer realidade material que transcende o processo dessa prática, nem dessa realidade enquanto não praticada. O homem não reflete sobre o mundo, mas reflete a sua prática sobre o mundo’. Com o rigor científico necessário e a coerência interna, ambos decorrentes desta base epistemológica, o autor possibilita ao leitor a apropriação do processo de produção na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento. Assim sendo, essa obra é de fundamental importância para todos aqueles que, cotidianamente, enfrentam os desafios em desenvolver uma prática pedagógica no ensino de Filosofia e que buscam ultrapassar a mera informação em vista à reflexão crítica e consciente dos problemas do nosso tempo. Da mesma forma, sua leitura é essencial para os que pretendem desenvolver um trabalho de pesquisa na modalidade pesquisa-ensino apoiado na concepção da teoria como expressão da prática. Trata-se, sem dúvida, de um dos bons exemplos dessa modalidade e abordagem de pesquisa”. "O LIVRO É DESTAQUE NO SITE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS", confira no link abaixo: LINK PARA A MATÉRIA
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432860
DOI:10.24824/978854443286.0
Ano de edição:2019
Número de páginas:266
Formato:16x23
Assunto:
L699e
Lima, Márcio Antônio Cardoso
O ensino de fi losofi a num contexto de reestruturação capitalista ainda é possível um
processo ensino-aprendizagem crítico-participativo? Márcio Antônio Cardoso Lima - 1 ed -
Curitiba [PR] CRV, 2019
266 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3286-0
DOI 10248249788544432860
1 Filosofi a 2 Estudo 3 Ensino I Título
19-56390 CDD 107
CDU 1018
PREFÁCIO I
Pura Lúcia Oliver Martins
PREFÁCIO II
Carlos Eduardo Panosso
INTRODUÇÃO
PRIMEIRA PARTE
CAPÍTULO
A PRESENÇAAUSÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CAPÍTULO
OS SIMPÓSIOS SUL-BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE
FILOSOFIA registros de luta diante das ambiguidades e das
contradições da LDB n
A produção de teses e dissertações após a Lei n
(LIMA, ) o primeiro antecedente aos Simpósios
Sul-Brasileiros – breve comentário
A produção de teses e dissertações após a Lei n
(LIMA, ) segundo antecedente aos Simpósios
Sul-Brasileiros – breve comentário
Os textos veiculados no I, II, III Simpósios Sul-Brasileiros
sobre o Ensino de Filosofia – breve introdução
Os textos veiculados no I Simpósio Sul-Brasileiro sobre
o Ensino de Filosofia
Os textos veiculados no II Simpósio Sul-Brasileiro sobre
o Ensino de Filosofia
Os textos veiculados no III Simpósio Sul-Brasileiro sobre
o Ensino de Filosofia
CAPÍTULO
OS PRINCIPAIS CAMINHOS CRÍTICOS PARA LIDAR COM O
ENSINO DE FILOSOFIA
Márcio Antônio indd Primeiro caminho crítico para o ensino de Filosofia
“um ensino revolucionário de filosofia”
Segundo caminho crítico para o ensino de Filosofia
“a filosofia tem uma ação criadora (de conceitos) e não
é mera passividade frente ao mundo”
CAPÍTULO
“NOVO” ENCAMINHAMENTO NO CAMPO EDUCACIONAL
CONTEMPORÂNEO PARA O TRATO COM O ENSINO a
filosofia da ação do aprender a aprender
SEGUNDA PARTE
CAPÍTULO
ALGUMAS RESPOSTAS ÀS DIFICULDADES
PARA IMPLEMENTAÇÃO DE ENSINO QUE SE
APROPRIA DA PRÁTICA DOS TRABALHADORES EOU
FUTUROS TRABALHADORES
Reestruturação da gestão e organização do trabalho e da
educação no capitalismo contemporâneo algumas considerações
Reestruturação da gestão e organização do trabalho em
instituição privada onde trabalhei por dezenove anos
TERCEIRA PARTE
CAPÍTULO
PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA a experiência de
produção coletiva dentro da própria prática
Pesquisa-ensinopesquisa-ação possibilidade para nova
prática problematizadora
Estudo exploratório para deslanchar o ensino de Filosofia
A importância da leitura e o ensino de Filosofia
desafios e possibilidades
Ensino e Filosofia uma relação de interdependência
O reinício de uma proposta para o ensino de Filosofia
A questão da ideologia Norteamentos do ensaio
experimental com trabalhadores eou futuros trabalhadores
para o ensino médio percalços, contradições e enfrentamentos
Márcio Antônio indd PARTE FINAL
À GUISA DE CONCLUSÃO
UMA EXPERIÊNCIA PROBLEMATIZADORA NO CONTEXTO
DE REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA princípios orientadores
para o ensino de Filosofia
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
APÊNDICE
CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
reordenação das forças capitalistas com uma nova gestão e
organização do trabalho
Márcio Antônio Cardoso Lima
APÊNDICE
ESTUDO DIRIGIDO
APÊNDICE
APÊNDICE
AVALIAÇÃO DE PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA
Thaís Nicoleti de Camargo
APÊNDICE
APÊNDICE
A QUESTÃO DA IDEOLOGIA EM MARX
APÊNDICE
TÉCNICA DE ENSINO – ESTUDO DE TEXTO
APÊNDICE
ANEXOS
ANEXO
ARISTÓTELES (- aC)
ANEXO
FICHA DE CITAÇÕES
Márcio Antônio indd ANEXO
Stephen Kanitz
ANEXO
A IDEOLOGIA
Marilena Chauí
ANEXO
POEMA EM LINHA RETA
Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)
ANEXO
DESCULPE, BRASIL
Cláudia Croitor
ANEXO
SUJOU, ZECA, E SUJOU FEIO
Danusa Leão
ANEXO
O PAGODÃO DO PAGODINHO entrevista com Zeca Pagodinho
Sérgio Martins
ANEXO
O ADEUS À VERDADE DOS FATOS
José Andrés Rojo
ANEXO
PARA IANNI, LULA FRUSTRA SEU PAPEL HISTÓRICO
Clóvis Saint Clair
ANEXO
UMA QUESTÃO DE CIDADANIA
Luiz Carlos da Silva Bueno