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Sinopse:
Uma vez formulada, a execução de uma política pública visa solucionar um problema ou dar conta de uma necessidade específica da sociedade. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 2007, é uma dessas políticas que, nesse caso, voltada à formação inicial de professores e à valorização do magistério, tem contribuído para melhor inserção dos licenciandos no contexto das escolas públicas durante a sua formação acadêmica sob a orientação conjunta de professores escolares e docentes das Instituições de Ensino Superior (IES).
É notável os resultados positivos desse Programa referentes à qualidade da formação docente que passou a ser oferecida pelas IES participantes do Programa. Entretanto, apesar do seu mérito, muitos dos aspirantes ao magistério são excluídos da condição de “iniciantes à docência”, por conta das exigências de participação ou pela insuficiência das cotas de bolsas oferecidas. Além disso, criou-se duas modalidades para os professores escolares que formam os futuros docentes: os colegas das escolas que orientam os licenciandos nos estágios curriculares dos cursos de graduação (sem bolsa) e os “supervisores” do Pibid (com bolsa).
Nesse sentido, com a análise de editais de seleção de participantes e de dados obtidos, além dos depoimentos de participantes enquanto “coordenadores de área/núcleo”/docentes das disciplinas de estágio curricular supervisionado da Universidade Federal Fluminense (UFF), este estudo ora apresentado tem o intuito de averiguar as contrariedades do Pibid surgidas durante a sua implementação nos diferentes cursos de licenciatura dessa instituição, tendo como referência os seus objetivos como política pública.
Autores:
Denizart Fortuna
Geógrafo e licenciado em Geografia e Doutor em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, atua como Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio pós-doutoral realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), de 2024 a 2025.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8493-7
ISBN Digital: 978-65-251-8494-4
DOI: 10.24824/978652518493.7
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 198
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: F684 Fortuna, Denizart. O jogo duplo na formação de professores: PIBID e os estágios curriculares supervisionados na UFF / Denizart Fortuna. – Curitiba : CRV, 2025. 198p.; Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8494-4 ISBN Físico 978-65-251-8493-7 DOI 10.24824/97865251 8493.7 1. Educação 2. Formação de professores 3. Política educacional 4. PIBID 5. Valorização docente I. Título II..Série CDU: 37.012.1:37.091 CDD: 370.71 Índice para catálogo sistemático 1. Formação de professores – 370.71
