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Autores: Maria Eliza Rosa Gama - Eduardo Adolfo Terrazzan
Sinopse:
Este livro apresenta os resultados de parte das ações do Projeto de Pesquisa “Desafios para consolidação de melhorias na organização e no desenvolvimento de Práticas Educativas e de Processos Formativos de Professores”, vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” – INOVAEDUC, com apoio Capes e CNPq. O contexto de pesquisa foi uma Escola Pública Municipal de Educação Básica, e o objetivo foi contribuir com parâmetros para a organização dos contextos escolares, de forma que possibilitem aos professores assumir, de forma consciente e deliberada, a autoria e o controle de seu próprio trabalho. Nosso desafio foi responder como as condições do contexto de trabalho interferem na organização e no desenvolvimento do Trabalho Docente na EPEB estudada? Para isso, observamos encontros regulares de formação continuada dos professores, realizamos entrevistas narrativas com professores regentes de classe e com professores que compõe a equipe gestora da escola, e também analisamos o Projeto Político-Pedagógico da EPEB e a Lei Municipal que estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público do Município. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que, existe um quadro prescritivo sobre o trabalho escolar e sobre o trabalho dos professores que é contraditório na sua própria constituição, pois coloca em confronto e oposição as proposições legais e as condições de trabalho existentes em EPEB. As condições de trabalho representam um dos principais elementos levados em consideração pelos professores no planejamento e na realização de suas ações de trabalho. De maneira geral, os professores têm realizado suas ações de trabalho de forma aligeirada e simplificada/reduzida. A complexidade da maioria das ações escolares vem sendo negligenciada, em função da imposição de formas rápidas e inadequadas de sua realização, o que tem produzido uma representação pobre, reduzida e simplista dessas ações, aproximando-as mais da trivialidade e da mesmice.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404911
DOI:10.24824/978854440491.1
Ano de edição:2015
Número de páginas:188
Formato:16x23
Assunto:
Gama, Maria Eliza Rosa
O trabalho docente em uma escola pública de educação básica: entre a complexidade
e a simplificação/Maria Eliza Rosa Gama, Eduardo Adolfo Terrazzan.
- 1. ed.
1. Educação - Estudo e ensino. 2. Professores - Formação. 3. Avaliação educacional.
4. Prática de ensino. I. Terrazzan, Eduardo Adolfo. II. Título.
15-23955 CDD: 370.981
CDU: 37(81)
A escola como lugar do trabalho docente
A docência como profissão
A complexidade das situações de trabalho
A pesquisa sobre o trabalho docente no Brasil
Metodologia desenvolvida na pesquisa
As condições do contexto escolar e suas implicações
Na organização e no desenvolvimento do trabalho docente
Aspectos condicionantes do trabalho docente:
Os professores a frente de suas atividades de trabalho
Características das ações realizadas pelos professores