15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$50,35 sem juros | Total R$50,35 | |
2 x de R$25,18 sem juros | Total R$50,35 | |
3 x de R$16,78 sem juros | Total R$50,35 | |
4 x de R$13,03 | Total R$52,11 | |
5 x de R$10,60 | Total R$53,00 | |
6 x de R$8,98 | Total R$53,90 | |
7 x de R$7,83 | Total R$54,82 | |
8 x de R$6,97 | Total R$55,74 | |
9 x de R$6,30 | Total R$56,67 | |
10 x de R$5,76 | Total R$57,62 |
Sinopse:
Este livro apresenta questões polêmicas e centrais das práticas escolares na atualidade. A produção das desigualdades de gênero é decorrente de processos sociais mais amplos que designam as posições dos sujeitos no que diz respeito ao seu corpo, à sua sexualidade, raça, classe social, religião, etc. Em vista disso, questiona: quais as representações sociais de docentes a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, são realizadas entrevistas com os/as docentes e um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico mediante o processo de tomada de consciência que envolve a explicação e justificativa dos sujeitos sobre o seu conceito com base em outras perspectivas. Tomou-se como fonte de dados as falas dos professores e das professoras antes, durante e depois do processo de intervenção pedagógica. Caracterizamos esta análise como uma pesquisa-ação participativa, ao considerar a pesquisa um instrumento de “(re)construção” do conhecimento do ponto de vista ético, bem como um instrumento privilegiado para a realização de investigações sobre a escola e a prática docente por meio de problematizações. Os resultados apontaram a ocorrência de um movimento contínuo de opiniões e conceitos de gênero por parte dos/as professores/as durante o processo de intervenção pedagógica. Esse movimento favoreceu a abertura a outras representações possíveis deste tema. A intervenção pedagógica, sugerida por seus resultados, demonstra a relevância de outros estudos e pesquisas educacionais assim direcionados.
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544406700
DOI:10.24824/978854440670.0
Ano de edição:2015
Número de páginas:156
Formato:14x21
Assunto:
F881e
França, Fabiane Freire
Os estudos de gênero na educação básica: intervenção pedagógica na formação docente/Fabiane Freire França. - 1. ed.
1. Educação - Brasil. 2. Educação sexual. 3. Sexualidade. I. Título.
15-27851 CDD: 306.7
CDU: 392.6
PREFÁCIO
A PRODUÇÃO DO CONCEITO DE GÊNERO
NAS E PELAS RELAÇÕES DE PODER
TRILHAS INVESTIGATIVAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: problematizações
de gênero na formação docente
CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS
REFERÊNCIAS
ANEXO I
ANEXO II