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Autores: Graciela Alves de Borba Novakowski (Org.) - Diandra Paula Andreolla - Graciela Alves de Borba Novakowski - Janaína Bonfante Caldas Luciane Luvizon
Sinopse:
A inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis é um desafio que a Lei 12.305/10 Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), transformou em preposição e necessidade. Os processos de adequação à Lei 12.305/10 exigem mudanças culturais da população e dos gestores públicos e também dos demais atores que atuam no gerenciamento de resíduos. Na questão da inclusão dos catadores, a situação é dramática, porque existe muita dificuldade para tratar da questão social como enfatiza a PNRS. Os catadores enfrentam dificuldades para dar respostas rápidas na complexidade dos serviços a serem executados. Mas os investimentos em formação e capacitação também estão muito aquém das necessidades dos catadores. Os catadores precisam de apoio, ser reconhecidos e valorizados por meio de contratos que remunerem dignamente. A gestão compartilhada precisa de mais ação, todos têm responsabilidade sobre os resíduos que geramos. As famílias precisam discutir em suas casas e a durabilidade dos bens que adquirem e porque da separação e entrega para coleta seletiva. A prática da compostagem dos orgânicos somente se fortalecerá se provocada nas famílias mostrando o retorno que composto usado como adubo no cultivo de hortaliças e flores vem do nosso próprio consumo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544425572
DOI:10.24824/978854442557.2
Ano de edição:2018
Número de páginas:106
Formato:14x21
Assunto:
A748p
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes
Pelo direito de brincar refl exões e experiências Cinthia Magda Fernandes Ariosi
(organizadora) - 1 ed Curitiba [PR] CRV, 2018
260 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2558-9
DOI 10248249788544425589
1 Direito das crianças 2 Educação de crianças 3 Crianças - Desenvolvimento
4 Brincadeiras - Aspectos sociais 5 Brincadeiras - Aspectos psicológicos I Título II Série
18-50959
CDD 30523
CDU 31634632-0532
PREFÁCIO
Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
INTRODUÇÃO
PRIMEIRA PARTE
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BRINCAR NA
PRIMEIRA INFÂNCIA
Cinthia Magda Fernandes Ariosi
A INFÂNCIA E O DIREITO DE BRINCAR
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
BRINCAR COMO PRÁTICA SOCIAL PRIVILEGIADA DA
PRIMEIRA INFÂNCIA reflexões de pesquisas
Aline Sommerhalder
Camila Tanure Duarte
CRIANÇAS, PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL
por uma formação brincante
Luciana Esmeralda Ostetto
SEGUNDA PARTE
AS DIFERENTES INFÂNCIAS E SUAS BRINCADEIRAS
Andréia Cristiane Silva Wiezzel
O LUGAR DA INFÂNCIA DO CAMPO singularidades na luta
pelo direito à educação e o brincar
Márcia Mara Ramos
INFÂNCIA INDÍGENA E ESCOLARIZAÇÃO
relações marcadas por (des)encontros
Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL possibilidades de acesso à arte literária e
de humanização de bebês
Elieuza Aparecida de Lima
Mariana Sampaio
Amanda Valiengo
Cinthia_Magda_ x ____Julianeindd TERCEIRA PARTE
A LUDICIDADE E A BRINCADEIRA COMO FORMA
DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA
Cinthia Magda Fernandes Ariosi
O BRINCAR COMO FONTE DE EXPRESSÃO, CRIAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Fernando Donizete Alves
Luana Zanotto
BRINCANDO DE “SER SATERÉ-MAWÉ” contextos lúdicos
diversifcados como elementos de construção
das culturas infantis
Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
OS JOGOS, AS BRINCADEIRAS E A PRIMEIRA INFÂNCIA
Tiago Aquino da Costa e Silva
Cristiano dos Santos
BRINCAR COM BARRO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
brinquedo de profundidade
Sandra Regina Simonis Richter
Beatran Hinterholz
LEITORES APRENDIZES quando bebês e crianças
pequenas brincam de ler
Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva
Renata Junqueira de Souza
QUARTA PARTE
DIFERENTES LUGARES DE BRINCAR
Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
PARQUES ACESSÍVEIS
Rodolfo Henrique Fischer
PÁSSARO MORTO NÃO VOA a escala das crianças
e o direito ao brincar
Jader Janer Moreira Lopes
SOBRE OS AUTORES