15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$44,05 sem juros | Total R$44,05 | |
2 x de R$22,03 sem juros | Total R$44,05 | |
3 x de R$14,68 sem juros | Total R$44,05 | |
4 x de R$11,40 | Total R$45,59 | |
5 x de R$9,27 | Total R$46,37 | |
6 x de R$7,86 | Total R$47,16 | |
7 x de R$6,85 | Total R$47,96 | |
8 x de R$6,10 | Total R$48,77 | |
9 x de R$5,51 | Total R$49,58 | |
10 x de R$5,04 | Total R$50,41 |
Autores: Pedro Paulo Souza Rios (Orgs.)
Sinopse:
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO SEMIÁRIDO: educação, infâncias, equidade étnica e de gênero tem sua gênese em tessituras das trajetórias de vida e formação docente imbuídas na práxis, representada em sua dinamicidade, onde as atividades que a permearam permitiram que o/a professor/a em formação pudesse, além de conduzir o processo de ensino e de aprendizagem teoricamente fundamentado, contribuísse para a análise da própria teoria, trazendo da prática docente elementos que contribuam para o desenvolvimento e avanço da teoria. Dessa forma, a prática pedagógica é práxis, pois nela estão presentes a concepção e a ação que buscam transformar a realidade, por meio de um trabalho reflexivo para que homens e mulheres possam ser livres, por meio de práticas educativas contextualizadas que levem em consideração aspectos como a construção do currículo e sua concentração em temas como educação étnico racial, ludicidade, aprendizagens, equidade de gênero e sexual, infâncias, tecnologias, jovens, idosos, cultura e história, além da ênfase que pode ser dada a outras potencialidades locais, estabelecendo relação com outras experiências.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544439692
DOI:10.24824/978854443969.2
Ano de edição:2020
Número de páginas:188
Formato:16x23
Assunto:
P472
Pesquisa e Prática Pedagógica no Semiárido educação, infâncias, equidade étnica e de gênero
Pedro Paulo Souza Rios (organizador) – Curitiba CRV, 2020
188 p (Coleção Pesquisa e Prática Pedagógica no Semiárido v 1)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-3968-5
ISBN VOLUME 978-85-444-3969-2
DOI 10248249788544439692
1 Educação 2 Pesquisa em Educação 3 Prática pedagógica 4 Educação no Semiárido
I Rios, Pedro Paulo Souza org II Título III Pesquisa e Prática Pedagógica no Semiárido v 1
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Pedro Paulo Souza Rios
PREFÁCIO
Suzzana Alice Lima Almeida
PARTE I
INFÂNCIAS,
RELAÇÕES ÉTNICAS,
PRECONCEITO RACIAL
O QUE CONTA O CONTO? A DISCRIMINAÇÃO RACIAL A PARTIR
DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA
Bruna Timoteo dos Santos
Pedro Paulo Souza Rios
CONCEPÇÕES DE PROFESSORASES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DA LEI EM ITIÚBA – BAHIA
André da Silva Chagas
Pedro Paulo Souza Rios
A COMPREENSÃO DOSAS PROFESSORESAS NA
APLICABILIDADE DA LEI enfrentamento ao racismo na
educação infantil
Daniela Rodrigues Cerqueira
Pedro Paulo Souza Rios
REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INICIAIS DA
COMUNIDADE QUILOMBOLA DE COQUEIROS – BAHIA
Railane Lima Pereira
Pedro Paulo Souza Rios
DO DE MAIO AO DE NOVEMBRO compreensão de professoras
da educação básica sobre datas comemorativas ligadas ao povo negro
Gabriela Gomes de Carvalho
Pedro Paulo Souza Rios
Pedro Paulo v - indd PARTE II
EDUCAÇÃO,
EQUIDADE DE GÊNERO,
EMPODERAMENTO FEMININO
TRAJETÓRIAS DE VIDA DE MULHERES NEGRAS E DA ROÇA
QUE INGRESSARAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR “sempre foi atrás
daquilo que queria Estudar”
Joseane da Silva
Pedro Paulo Souza Rios
VIOLÊNCIA NEM BRINCANDO agressões contra as mulheres através
de brinquedos e brincadeiras infantis
Josenilda da Silva Lopes
Pedro Paulo Souza Rios
O RECREIO ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO
DAS RELAÇÕES DE GÊNERO
Isabel Lima da Silva
Pedro Paulo Souza Rios
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER, QUEM PODE
METER A COLHER? ESTATÍSTICAS SILENCIADAS NO
TERRITÓRIO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU
Lindiane Duarte da Silva
Pedro Paulo Souza Rios
MÃE OU ESTUDANTE? EIS A QUESTÃO narrativas de
mães-estudantes sobre a maternidade e formação acadêmica
Thais Ferreira da Silva
Pedro Paulo Souza Rios
POLÍTICA DE COTAS E O INGRESSO NA UNIVERSIDADE DO
ESTADO DA BAHIA – CAMPUS VII trajetória de vida e formação
acadêmica de mulheres negras
Jéssyca Ranyelle Oliveira dos Santos
Pedro Paulo Souza Rios
SOBRE O ORGANIZADOR
SOBRE OS AUTORES