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Sinopse:
Este livro é formado por capítulos sobre pesquisa-intervenção a partir de uma conversação da Esquizoanálise com a Arqueogenealogia e a Análise Institucional. Traz textos relevantes para as Ciências Humanas e Sociais, apresenta operadores conceituais e delineia práticas sociais transdisciplinares com narrativas do artifício do pesquisar em redes quentes em um momento crucial de resistência às colonialidades de saberes, entre outras que nos atravessam. Diante da tensão experimentada em uma sociedade marcada por tentativas de captura a produção desejante na ausência de potência do pensamento, este livro traça um caminho singular e de heterogênese em busca da criação de um plano de composição dos afectos, em uma ética, estética e política da pesquisa-intervenção.
Autores:
Adriana Helena Moraes E Moraes
Mestre em Psicologia pelo Curso de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPa). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2001).Pós-Graduação em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará. Possui experiência de doze (12) anos na docência Superior,atuando como professora na Universidade do Estado do Pará nas disciplinas com ênfase em Psicologia da Educação,da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, bem como, nas áreas Organizacional e do Trabalho,Psicologia Hospitalar e Saúde Pública.Bem como, atuando como Psicóloga na COMBEL - Coordenadoria da Mulher de Belém/Pa no atendimento, acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e na elaboração de políticas públicas voltadas para mulheres no Município de Belém . Atualmente é docente na UNAMA -Universidade da Amazônia Grupo Ser Educacional, Unidade Parque Shopping.
Aida Duarte Binze
Possui graduação em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica (2009), Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2013), Brasil. Tem Experiencia na área de docência nível básico, médio e superior, e experiência na área de atendimento e aconselhamento psicológico a pessoas vivendo com HIV/SIDA e crianças com dificuldades de aprendizagem, Atualmente exerce atividades de docência na Universidade Pedagógica de Moçambique, delegação de Niassa, desde 2010. Desde 2013 ocupa o cargo de Diretora Adjunta Pedagógica da Universidade Pedagógica de Moçambique, delegação de Niassa. Doutoranda em Psicologia Escolar e de Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo- Instituto de Psicologia
Alan Christian De Souza Santos (org.)
Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará, onde também cursou o mestrado (2011) e se tornou Licenciado Pleno e Bacharel em História (2008). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Paragominas. Tem experiência na área de História do Brasil e História da Amazônia, priorizando temas como elites e intelectuais no final do século XIX e início do XX, jogos políticos, sociabilidades, imprensa, biografia histórica e educação. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Militares, Política e Fronteiras na Amazônia (UFPA); Educação, Ciência e Meio Ambiente (IFPA); e Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Amazônia, Sociedade e Educação (IFPA).
Alcindo Antônio Ferla
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício). Membro Titular da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT) e da Câmara Técnica de Pesquisas do Conselho Nacional de Saúde. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: integralidade em saúde, informação e comunicação em saúde, atenção à saúde, educação permanente em saúde, ensino e educação e saúde, trabalho em saúde, modelagens tecnoassistenciais em saúde e saúde suplementar.
Aldemar Ferreira Da Costa
Doutorando Em Psicologia Pela Ufc. Integrante Do Vieses.
Aline Campolina Andrade
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) (2020), com ênfase em Clínica e Saúde Mental e Processos Psicossociais e Sócio-educativos. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ na Linha de Pesquisa Instituições, Saúde e Sociedade.
Aluísio Ferreira De Lima (org.)
Psicólogo com Doutorado, Mestrado e Pós-Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Associado III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Colabora como Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP, na disciplina Teoria Crítica da Sociedade e Psicologia Social. É atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-1 D) do CNPq (Processo: 314112/2021-9).
Alyne Alvarez Silva
Professora Adjunta do curso de psicologia da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, tendo feito estágio doutoral na Università degli Studi di Trieste (Itália). Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Foi professora na Universidade Federal do Pará/UFPA, na Universidade da Amazônia/UNAMA, na Universidade de Brasília/UnB e nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central/FACIPLAC. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Saúde Mental, Justiça e Produção de Subjetividades (SAMJUS/UFCG). Atuou como pesquisadora do Observatório Nacional de Saúde Mental e Justiça Criminal/UFF e no Observatório de Análise Política em Saúde/OAPS. É integrante do Núcleo de Pesquisa Lógicas institucionais e Coletivas da PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia Social e Psicologia Jurídica nos seguintes temas: psicologia e justiça, Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, psicologia comunitária, políticas públicas, pessoas em medida de segurança, desinstitucionalização, saúde mental, política de drogas e direitos humanos.
Amanda Gabriella Oliveira Tundis (org.)
Psicóloga da Unidade SIASS/Universidade Federal do Amazonas; Psicóloga Clínica, Doutoranda em Psicologia pela UFPA, Bolsista de Doutorado pelo Edital POSGFE/FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), Mestre em Psicologia Clínica na Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016), Graduação em Psicologia e pós-gradução em Psicologia Jurídica pela Uninorte (2008). Atuando em prevenção/promoção de saúde mental de servidores, perícia psicológica, apoio psicossocial e em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Ana Beatriz Linhares Rodrigues
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participou da monitoria acadêmica na disciplina de História da Psicologia, no período de 2019.1 a 2019.2. Membro e colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Saúde e Sexualidade - NEXUS.
Ana Carolina Rios Simoni
Graduada em Ciências Sociais (1986), com mestrado (1999/bolsa CNPq) e doutorado (2007/Bolsa CAPES) em Antropologia/PUC/SP. Foi bolsista CAPES/PEE no Programa de Jornalismo e Comunicação da Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-doutora em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM/ESPM/SP) com financiamento da FAPESP/CAPES, desenvolvendo pesquisas na temática Juventudes, Comunicação-política e gênero. Professora da Universidade de Sorocaba/UNISO, nas Faculdades de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design. Participa dos grupos de pesquisas: Juvenália - Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo/Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo/ESPM/SP e MIDCID ? midas e cidades contemporâneas/Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura/UNISO. Orientadora de Iniciação Cientifica e Trabalhos de Conclusão de Curso (UNISO). Conselheira da Associação de Transgêneros de Sorocaba (ATS) e palestrante. Tem vários artigos publicados em revistas qualificadas pela CAPES, nas temáticas de gênero, juventudes, práticas do consumo e comunicação-política. Experiência na área de Antropologia, Comunicação, Consumo, Práticas de consumo, Marcas, Redes Digitais, Juventudes, Ativismo Digital, Metrópoles, Gêneros, Identidade de Gênero, Televisão, Sociologia, Pesquisa Etnográfica em territórios Físicos e digitais e Pesquisa de Recepção.
Ana Carolina Storck Duarte De Oliveira
Graduanda Em Psicologia Pela Universidade Federal Fluminense (uff).
Ana Karenina Arraes Amorim
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN. Coordenadora do Grupo de Estudos em Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência (Gentileza/GPPR/UFRN). Membro do GT Drogas e Sociedade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP). Associada da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME). Membro do Observatório de Saúde Mental do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (OBSAM/NESC/UFRN), do Núcleo Intercambiantes RN e do Conselho Consultivo do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDHMD/UFRN). Apoiadora da Associação Potiguar Plural de Luta Antimanicomial. Tem experiência profissional nas áreas de Psicologia Clínica e Saúde Mental Coletiva.
Anita Guazzelli Bernardes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Realizou estágio pósdoutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob o acompanhamento do Professor João Arriscado Nunes Atualmente é professora do curso de Psicologia, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco. Foi coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco no biênio 2018-2019. É Editora da Revista Psicologia & Sociedade Foi coordenadora do GT da ANPEPP “Tecnologias, políticas de pesquisa e modos de subjetivação” entre 2014-2016. Atualmente é membro e vice coordenadora do GT da ANPEP “ Territorialidades, Violências, Políticas e subjetividades”. É parecerista de periódicos científicos nacionais e internacionais, membro de corpo editorial de periódicos nacionais, é parecerista ad hoc de agências de fomentos a pesquisa (CNPq, CAPES, FUNDECT, FAPEMIG). É bolsista produtividade (PQ -1D). Tem experiência na área de Psicologia Social e Saúde, com ênfase principalmente nos seguintes temas:políticas públicas, formas de subjetivação, psicologia e trabalho. A professora é coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq “Psicologia da Saúde, Políticas da Cognição e da Subjetividade” (UCDB) e membro dos grupos de pesquisa: Estudos Culturais e Modos de Subjetivação e o Núcleo Epolitcs (UFRGS)? Políticas públicas, inclusão e produção de sujeitos (UNISC). Atualmente coordena o projeto COOPBRAS (Edital CAPES) que envolve Brasil, Chile e México.
Anna Flávia De Matos Ferreira
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente faz parte do projeto de extensão AcolheDor que estuda o luto e fornece atendimento à pessoas enlutadas.
Afonso Cima
Mestre em Educação pela Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Internacionalista pela mesma instituição.
Bárbara Cossettin Costa Beber Brunini
Psicóloga graduada pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Especialista em Adolescência pela PUC do Paraná. Especialista em Programa Saúde da Família pela UFG - Universidade Gama Filho. Mestre em Ciências da Educação pela UTCD. Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP/ Assis. Doutora em Psicologia pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é docente da Universidade Paranaense. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Icaraíma onde exerce nas áreas de Psicologia em saúde pública e Psicologia jurídica. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia e Saúde Pública, Diversidade, Feminismo e Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e saúde pública, diversidade e direitos humanos, feminismos e psicologia jurídica. Professora de Pós Graduação. Organizadora do livro “Família: Psicologia e Direito”. Membro do DeVerso - Grupo de pesquisa em sexualidade, saúde e política da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudo Feminismo, Saúde Mental e Gênero da Universidade Estadual de Maringá. Psicóloga clínica e sócia proprietária do Instituto Brunini - Psicologia e Endodontia em Umuarama, Paraná.
Beatriz De Oliveira Pablos
Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Espirito Santo; Realizei o Projeto de Extensão de Programa de Treinamento de Triagem Psicológica.
Betina Hillesheim
Psicóloga, doutora em Psicologia (PUCRS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e do Mestrado Profissional em Psicologia (UNISC). Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS).
Bruna Do Nascimento Magalhães
Mestra em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Bacharel em Enfermagem, com formação pedagógica em Biologia. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem. Professora efetiva no IF SUDESTE MG. Membro do Grupo de Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT).
Bruno Lutianny Fagundes Monção
Mestre em Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa - Portugal. Graduado em Letras-Libras, em Educação Física e em Pedagogia. Integrante dos Grupos de Pesquisa Teolinda Gersão e Estudos Discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica. Professor de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
Camilo Darsie
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Camilla Fernandes Marques
Doutora em Psicologia com ênfase em saúde pelo Programa de Pós-Graduação Doutorado em Psicologia da UCDB, com bolsa CAPES modalidade I (2020), com estância de um ano de doutorado sanduíche (2018-2019) na Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (Barcelona-Espanha) com financiamento da CAPES, sob tutoria do prof. Dr. Francisco Javier Tirado Serrano. Mestre em Psicologia com ênsafe em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado da UCDB com bolsa da CAPES modalidade I (2015). Psicóloga graduada pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande - MS (2012). Atualmente é docente do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS campus Campo Grande/Coxim. Realiza estágio pós-doutoral na UCDB com bolsa Capes, supervisionado pela Profa. Dra. Anita Guazzelli Bernardes. É co-coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq - Psicologia da Saúde, Políticas da Cognição e da Subjetividade (UCDB). Membro da Comissão Editorial Regional da Revista Diálogos do Conselho Federal de Psicologia, bem como, da Comissão Editorial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. É Parecerista ah hoc de periódicos científicos (Psicologia & Saúde; Revista Polis & Psique; Revista Psicologia & Sociedade; Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia; Revista Conversas & Controvérsias; Revista Psicología, Conocimiento y Sociedad. Atua com atendimento clínico.
Carla Jéssica Araújo Gomes
Mestranda Em Psicologia Pela Ufc. Integrante Do Vieses.
Caroline Da Rosa Couto
Psicóloca, Mestre em Educação (UNISC), Doutoranda em Educação (bolsista CAPES - UNISC). Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS).
Celso Francisco Tondin
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (1991), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2013). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atuando na graduação e pós-graduação. Participa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP) e do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Subjetividade e Práticas Sociais da UFSJ; e do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar de Minas Gerais (LIEPPE/MG), sediado na UFMG e vinculado à USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar e educacional, prática do(a) psicólogo(a) escolar, políticas educacionais, diversidades e desigualdades escolares, violência escolar, fracasso escolar, queixa escolar, dificuldades do processo de escolarização.
Cleide Santos De Sousa
Mestre Em Educação / Doutoranda/ Ppged.
Cristiane Bremenkamp Cruz
Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Belém e na Faculdade de Educação (FACED) da UFPA Campus Bragança. Pós doutora em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação pela UFES com período de imersão de pesquisa na Library of Tibetan Works and Archives (LTWA -Índia). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e graduada em Psicologia pela UFES. Compõe o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Aprendizagem Escolar, Inclusão e Diversidade (GEPDAD-UFPA), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Políticas (NEPESP-UFES), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação (NEPECS-UEMG) e o GT Políticas da Subjetividade, ligado à Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP), dedicando-se ao estudo de ecologias atencionais nos processos educativos, análise dos processos de medicalização da educação - especialmente voltados ao diagnóstico de TDAH -, epistemologias e práticas decoloniais na educação, processos clínico-institucionais, saúde de trabalhadoras(es) no contexto escolar. É tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança (UFPA-Bragança).
Daiane Gasparetto Da Silva (org.)
Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Especialista em Neuropsicologia. Áreas de interesse: psicologia social; psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando. Em 2015, atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e, entre 2015 e 2017, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará. Atua, desde 2019, como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP). No período de 2020 a 2022, participou como membro da Comissão Editorial da revista Psicologia: Ciência e Profissão. Desde 2022 compõe quadro docente da Escola de Administração Penitenciária. Em exercício como conselheira do CRP 10 - PA/AP, na presidência da Comissão de Ética do XI Plenário, tendo atuado, igualmente, como conselheira no X Plenário. Artista da cena.
Daniela Morais De Sant’anna
Mestranda pelo Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Daniele Vitoria Lima Da Silva
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN. Tem interesse nas seguintes áreas: Direitos humanos, políticas urbanas, migrações e territorialidades.
Danielle De Lima Medeiros
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência em estágio em Psicologia Jurídica em Vara da Infância e Juventude. Tem interesse em participar de Projeto de Pesquisa e Extensão em Psicologia Jurídica e/ou Forense, com foco na garantia de direitos à saúde mental de pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.
Deruchette Danire Henriques Magalhães
Mestra em Psicologia (2022) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na linha de pesquisa Instituições, Saúde e Sociedade. Graduada em Psicologia pela UFSJ (2019) com ênfases em Clínica e Saúde Mental e Processos Psicossociais e Sócio-educativos. Atualmente é coordenadora psicopedagógica e professora da Faculdade de Medicina de Itajubá (NED/FMIT); membro da Comissão de Inclusão e Acessibilidade e da Comissão de Acompanhamento aos Egressos. Atua nas temáticas voltadas às políticas públicas; psicologia institucional; processos de escolarização; saúde mental; inclusão e acessibilidade e pesquisa-intervenção.
Dolores Cristina Gomes Galindo (org.)
Possui Pós-Doutorado (2013-2015), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da UNESP/Assis. Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC), desde 2011 e o laboratório Ateliê - Psicologias, Feminismos e Contracolonialidades, desde 2022. Membra do Núcleo Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Caleidoscópio: Instituto de estudos avançados em iniquidades, desigualdades e violências de gênero e sexualidade e suas múltiplas insurgências, com sede na UnB e apoiado pelo CNPq (2023-atual).
Emanuele Eulália Da Silva Barros
Mestra em Psicologia pela Universidade Ceará (UFC). Doutoranda em Psicologia pela Universidade do Porto - Portugal.
Enock Da Silva Pessoa
Professor Titular De Psicologia Da Universidade Federal Do Acre
Erick Vieira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É discente do curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFRJ). Bolsista CAPES.
Fernanda De Cássia Oscar Otaciano
Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na linha de Instituições, Saúde e Sociedade.Especialista em Didática e Trabalho Docente pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF-SUDESTEMG). Atuou como assistente didática nas unidades curriculares de Psicologia Escolar e Educação I e Psicologia da Educação. Atualmente é professora auxiliar de Psicologia no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves, ministrando aulas nas disciplinas de Psicologia Escolar e Educacional, História da Psicologia: Ciência e Profissão e Psicologia da Aprendizagem. Tem experiência na área da Psicologia, em estágios e pesquisas, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Medicalização, Educação, Queixa e Fracasso Escolar, Formação de Professores e Orientação Profissional.
Fernanda Ikedo
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Estudos da Condição Humana (PPGECH) da UFSCar Sorocaba. Jornalista, publicou em 2003 o livro-reportagem “Ditadura e repressão em Sorocaba: Histórias de quem resistiu e sobreviveu” e produziu em 2008 o documentário “Porque lutamos! resistência à ditadura militar”, com depoimentos de militantes sobre trajetórias de resistência, incluindo a do estudante Alexandre Vannucchi Leme. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Sorocaba
Fernando Faleiros De Oliveira
Licenciado, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UCDB, e Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela UNIDERP. Atuou em empresas e Universidades como SICREDI, Mercedes-Benz, Embrapa, UNIDERP e UNIGRAN Capital; Professor no Ensino Superior desde 2005, membro do grupo de pesquisa LSMQVT (UCDB/CNPq) desde 2007 e Fundador/Coordenador do LAPOSTE/UFF/CNPq. Editor Associado e Parecerista de Revistas Científicas Nacionais e Internacionais. Atua e pesquisa nos campos de Psicologia Organizacional, Saúde Mental e Trabalho, Psicossociologia do Trabalho e Psicologia Ciência e Profissão. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Psicologia de Volta Redonda/RJ.
Flávia Cristina Silveira Lemos ( Org.)
Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). Realizou pós-doutorado em Psicologia, na UFF, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia Nascimento, em 2016. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada IV na Universidade Federal do Pará (UFPA), atua na Graduação e na Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA de 2010 a 2020. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2, desde 2012. Integra o GT ANPEPP de Psicologia Política. Integra o GT Deleuze & Guattari da ANPOF. Foi membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017). Integrou a Diretoria Nacional da ABEP (2017-2019) e (2019-2021). É associada das seguintes associações: ABRAPSO, ABPP, ABRAPEE e ABEP. Participa do Grupo Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude. Coordena o Grupo de estudos, pesquisas, ensino e extensão: Transversalizando, cadastrado no diretório de grupo do CNPQ.
Flávia De Abreu Lisboa
Possui Graduação em Psicologia pela UFRJ (Conclusão em Janeiro de 2012), Pós-Graduação (Especialização) em Psicologia Jurídica na UERJ (Conclusão em Setembro de 2016), Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ, orientador do Prof.Dr. Pedro Paulo Bicalho (Conclusão em Março de 2018) e teve ingresso no Doutorado em Psicologia pelo mesmo Programa e com mesmo orientador (início em abril de 2018 - atual). Teve participação no Programa Justiça Comunitária da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Equipe Interdisciplinar (Psicologia, Serviço Social e Direito) no núcleo de Manguinhos, com atuação de mediação de conflito (Abril de 2012 à Dezembro de 2013). Teve participação na ONG Agência de Redes Para Juventudes como mediadora cultural, no núcleo do Batan (Agosto à Dezembro de 2015) e como tutora de projetos artísticos e culturais de jovens de origem popular (Janeiro à Abril 2016). É psicóloga do Departamento Geral de Ações Socioeducativas - Desde 2013. Atuação no Centro de Capacitação Profissional (CECAP/CECEL) (Setembro de 2013 à Outubro de 2015). Atuação na unidade CENSE Gelso de Carvalho Amaral (De Outubro 2015 - atual) Desde 2016 atua como supervisora do projeto de extensão “Construindo um processo de escolhas mesmo quando escolher não é um verbo disponível” do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vem realizando suas pesquisas no campo de juventudes, racismos, criminologia, violências, políticas públicas e socio educação.
Gabriel Farias Diniz
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é estagiário bolsista, atuando na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UAEI/UFCG) como Acompanhante Terapêutico Escolar, tendo sido, anteriormente, pesquisador bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UFCG), bem como extensionista do projeto “Tecendo práticas de cuidado para a garantia de direitos de crianças e adolescentes: intervenções psicossociais nas Casas de Acolhimento de Campina Grande - PB” e Presidente do Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (CAPSI/UFCG) pela Gestão Virgínia Leone Bicudo (2021-2022). É membro e colaborador, também pela Universidade Federal de Campina Grande, do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Drogas (NUD/UFCG); do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Saúde Mental, Justiça e Produção de Subjetividades (SAMJUS/UFCG); e do Grupo de Pesquisa: Cultura e Processos Psicossociais. É ainda membro da Comissão de Saúde Mental, Álcool e outras drogas do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CSMAD/CRP-13). Tem interesse nas seguintes áreas: Psicanálise; Clínica; Política; Desinstitucionalização; e Infância e Juventude.
Giovana Barbieri Galeano
Doutora em Psicologia Social e Institucional pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Período Sanduíche (com bolsa CAPES-PRINT: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), sob a supervisão científica da Dra. Gaia Giuliani. Mestra em Psicologia, área de concentração Psicologia da Saúde, pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Oriento meus trabalhos de pesquisa a partir do referencial teórico de Michel Foucault, Giorgio Agamben e Walter Benjamin. Tenho experiência na área de Psicologia Social, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, psicologia social, práticas de segurança, violência, processos de subjetivação e direitos humanos. Membro do Núcleo de Estudos em Políticas Contemporâneas de Subjetivação (e-politics) coordenado pela Dra. Neuza Maria de Fátima Guareschi. Tenho experiência com editoração de periódicos científicos, tendo sido Membro da Equipe Editorial da Revista Psicologia e Saúde do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e Editora Assistente da Revista Polis e Psique do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sócia da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso.
Giovanna Marafon
Doutorado em Psicologia - Estudos da Subjetividade - UFF (2013). Mestrado em Educação UNIRIO (2006). Graduação em Psicologia UFSC (2004). Com estágio de pós-doutoramento em Educação PUC-Rio (2015). Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/ UERJ. Coordena a GIRA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Feminismos, Relações Raciais, Deficiência e outras dissidências) no PPFH/ UERJ, onde realiza pesquisa sobre feminismos periféricos que combatem racismo, sexismo, LGBTIfobia e capacitismo. Coordenadora do Projeto de Extensão GIRAS Fabulosas - @girasfabulosas. Temas de produção e interesse: estudos feministas e da deficiência; narrativas, ocupações estudantis e liberdades; relações raciais e de gênero com estudos críticos da branquitude; medicalização e judicialização da infância e da educação.
Guilherme Corrêa Miranda
Graduando Em Psicologia Pela Universidade Federal Do Espírito Santo (ufes).
Hevellyn Ciely Da Silva Corrêa
Professora Adjunta 2 da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Psicologia e Programa de Pós-graduação em Psicologia. Psicanalista, participante do Fórum do Campo Lacaniano - Rio de Janeiro. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com estágio de Doutorado Sanduíche na Université Paris VII - Paris Diderot (2017); Mestre em Teoria Psicanalítica também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014); Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2011). Detém interesse nas áreas de Psicanálise e arte; Feminino na psicanálise; Maternidade; gênero e diversidade sexual.
Íris Morena Domiciano Felipe Da Silva
Graduanda Em Psicologia Na Universidade Federal Do Espírito Santo (ufes)
Jáder Ferreira Leite
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998); mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e estágio pós-doutoral junto ao Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará (2014) e ao Grupo de Estudos Gênero e Masculinidades (GEMA) da Universidade Federal de Pernambuco (2020). É professor associado II, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação na graduação e pós-graduação (orientações de mestrado e doutorado). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política (Gestão 2017 - 2018), coordenador e membro do GT Saúde Comunitária da ANPEPP (2017-2018). Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) para o biênio 2021/2022 (tesoureiro). Atua no campo da Psicologia social e política a partir dos temas: movimentos sociais e contextos rurais, produções de sentidos e ruralidades.
Jaqueline Kalmus
Professora da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Instituto de Saúde e Sociedade, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva. Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1995) e mestrado (2000) e doutorado (2010) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado vinculada a projeto temático desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio no Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politecnico Nacional, na Cidade do México (2012). É membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fracasso escolar, cotidiano escolar, medicalização e patologização da vida, políticas públicas de educação e saúde; ensino superior, formação de professores, políticas educacionais na América Latina.
Jéssica Pingarilho Batista
Psicóloga pela Universidade da Amazônia (2011-2016). Especialista em Psicologia do Trânsito por Sapiens - Instituto de Psicologia (2015-2017). Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica em IPOG - Belém (2018-2020). Mestranda do Programa de Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha Psicanálise: teoria e clínica (2021-atual). Idealizadora do Grupo de Leitura “Inter-Dito” (2020-2021). Atuou como gestora no Círculo Lean In Belém (Cuia) iniciativa internacional idealizada por Sheryl Sandberg (Vice-Presidente de Vendas Globais e Operações Online da Google), que objetiva fomentar a liderança feminina. (2018-2019). Representante dos Discentes de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará - Nível Mestrado (2021-2022); Representante Suplente dos Discentes junto à Associação de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (APG-UFPA) - (2021). Revisora de trabalhos acadêmicos (2014-atual). Atua na área de Psicologia do Trânsito, em clínica credenciada, realizando avaliação psicológica para obtenção de CNH e como Responsável Técnica (2018-atual); Atua como Psicóloga Clínica de orientação Psicanalítica. Preceptora de Estágio na Clínica Escola de Psicologia da Universidade da Amazônia (CLIPSI), na ênfase Psicanálise (2023.1).
Jéssica Silva Rodrigues
Doutora Em Psicologia E Docente Da Universidade Estadual Do Ceará (uece). Pesquisadora Do Vieses.
Jhully Sthefane Dos Santos Pompeu
Possui Graduação Em Psicologia Pela Uninassau Belém - Campus Quintino Bocaiuva (2022).
João Paulo Pereira Barros (org.)
Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFC (Setor de Estudos de Psicologia Social). É Editor Associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, ligada ao Conselho Federal de Psicologia, e Editor Associado da Revista de Psicologia da UFC, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia daquela instituição. Doutor em Educação, mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professor efetivo do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na área de Psicologia e Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social/Psicologia Comunitária, Psicologia Escolar/Educacional e no campo da Saúde Coletiva/Saúde Mental. Lider do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ e como Programa de Extensão do Departamento de Psicologia da UFC. É membro do GT/ANPEPP “Territorialidades, Violências, Políticas e Subjetividades”. Editor Associado da Revista Psicologia Ciência e Profissão, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e da Revista de Psicologia da UFC. É membro do Conselho Consultivo do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, que reúne universidades, sociedade civil, assembleia legislativa do Ceará e UNICEF.
José Alexandre Dos Santos
Graduado, Mestrado e Doutorado em Administração pela UFMS, e Especialização em Educação à Distância pelo SENAC. Atuou como Chefe da Divisão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS. Atualmente, Professor Universitário e Diretor Acadêmico no Centro Universitário UNIGRAN Capital. Meus interesses de pesquisa são: sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e educação.
José Alves De Souza Filho
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica. JOSEFINA DE FÁTIMA TRANQUILIN
Graduada em Ciências Sociais (1986), com mestrado (1999/bolsa CNPq) e doutorado (2007/Bolsa CAPES) em Antropologia/PUC/SP. Foi bolsista CAPES/PEE no Programa de Jornalismo e Comunicação da Universidade de Coimbra (Portugal). Pós-doutora em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM/ESPM/SP) com financiamento da FAPESP/CAPES, desenvolvendo pesquisas na temática Juventudes, Comunicação-política e gênero. Professora da Universidade de Sorocaba/UNISO, nas Faculdades de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design. Participa dos grupos de pesquisas: Juvenália - Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo/Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo/ESPM/SP e MIDCID ? midas e cidades contemporâneas/Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura/UNISO. Orientadora de Iniciação Cientifica e Trabalhos de Conclusão de Curso (UNISO). Conselheira da Associação de Transgêneros de Sorocaba (ATS) e palestrante. Tem vários artigos publicados em revistas qualificadas pela CAPES, nas temáticas de gênero, juventudes, práticas do consumo e comunicação-política. Experiência na área de Antropologia, Comunicação, Consumo, Práticas de consumo, Marcas, Redes Digitais, Juventudes, Ativismo Digital, Metrópoles, Gêneros, Identidade de Gênero, Televisão, Sociologia, Pesquisa Etnográfica em territórios Físicos e digitais e Pesquisa de Recepção.
Júlia Camargo Ribeiro
Psicóloga.
Julia Monteiro Schenkel
Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e a Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva (UFRGS). Cursou a especialização em Análise Institucional e Esquizoanálise pela Fundação Gregório Baremblitt - Instituto Felix Guattari (MG) e posteriormente compôs a coordenação do curso Esquizoanálise e Esquizodrama no Instituto de Psicologia Social Pichon-Riviere de Porto Alegre. Principal atuação na área da saúde coletiva e saúde mental, no âmbito da desinstitucionaização e em sua interface com a arte e a cultura. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, participando da linha de pesquisa Políticas, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência. Atua como psicóloga clínica e na Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Natal -RN, na gestão de um Serviço Residencial Terapêutico.
Júlia Muniz De Alvarenga
Doutoranda no programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Bolsista FAPERJ Nota 10. Mestre em Subjetividade, Política e Exclusão Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Especialização em Psicologia Jurídica (2016) e Graduação em Psicologia (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Integrante da GIRA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Feminismos, Relações Raciais, Deficiência e outras dissidências) no PPFH/ UERJ. Colaboradora do Núcleo de Psicologia e Justiça do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ). Atuou profissionalmente em algumas instituições do campo dos direitos das crianças e adolescentes e sua pesquisa tem como ênfase o diálogo entre Psicologia e Políticas Públicas e as discussões interseccionais na infância e adolescência.
Karen De Araújo Pereira
Graduação Em Andamento Em Psicologia Pela Universidade Federal Do Espírito Santo, Ufes, Brasil.
Károl Veiga Cabral
Psicóloga; Doutora em Antropologia pela Universitat Rovira i Virgili (URV), validado nacionalmente como Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS); Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Especialista em Teoria Psicanalítica. Experiência em gestão, atenção e participação no âmbito da saúde mental no Sistema Único de Saúde. Professora e pesquisadora em saúde mental, saúde coletiva, acompanhamento terapêutico, psicanálise, reforma psiquiátrica, experiência urbana. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Militante da luta Antimanicomial pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental.
Laís Barreto Barbosa
Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Especialista em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN.) Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realizei estágios em psicoterapia institucional na Clínica Psiquiátrica de La Borde, e na área das psicopatologias da infância na Escola Experimental de Bonneuil-sur-Marne, França. Tenho experiência profissional nas áreas de psicologia clínica, violência de gênero contra as mulheres e saúde mental coletiva. Desenvolvo atividades e intervenções psicossociais nas áreas de saúde mental coletiva e direitos humanos, com trabalhos e pesquisas sobre reforma psiquiátrica, atenção psicossocial, luta antimanicomial, cuidado em saúde mental e artes junto a populações vulnerabilizadas, grupos e coletivos. Atuei como psicóloga no Centro de Referência da Mulher do município de São Paulo e coordenei o Centro de Referência Mulher Cidadã do município de Natal (RN). Como docente tenho experiência nas temáticas de Saúde mental e Reforma Psiquiátrica, Psicologia Clínica, Arte, Cultura e Produção de saúde, Psicologia Social, Saúde Coletiva e Estudos de Gênero.
Laisa Forte Cavalcante
Doutoranda Em Psicologia Pela Ufc. Integrante Do Vieses;
Lara Brum De Calais
Doutora pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Lara Thayse De Lima Gonçalves
Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membra do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Bolsista FUNCAP.
Larissa Ferreira Nunes
Doutoranda Em Psicologia Pela Ufc. Integrante Do Vieses;
Lêda Valéria Alves Da Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas- licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará (2012). Foi professora substituta na UFPA (2012-2014). Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente no seguinte tema: Educação Ambiental e Prática de Ensino. É pesquisadora no projeto “Tecendo Composições entre autobiografia, formação, ciência e arte na escola”. Atualmente é vice-diretora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - Regional 6.
Leif Grünewald
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense (Área de concentração: Antropologia e Filosofia). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados e foi professor visitante no mesmo programa de Pós-Graduação, trabalhando ali com a relação entre metafísicas comparativas e pensamento ameríndio. Atuou em 2019 como pesquisador visitante na Escola de Ciências Sociais e Filosofia da University of Kwazulu-Natal (Durban/Africa do Sul) na área de Metafísica. Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná e atuou como pesquisador visitante junto a equipe do ERRAPHIS (Eixo LESPHI) no departamento de filosofia da Université Toulouse II - Jean Jaurès e ao Anthropology Media Lab do University College London. Foi guest speaker no Brazil Seminar/Columbia University, NY e na Biocracy Lab da National University of Singapore. Realizou estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio e atualmente integra o quadro de especialistas do Policy Lab da Unesco e é professor efetivo do quadro permanente do DFCS/Universidade do Estado do Pará, integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Filosofia e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, onde também atua como Vice-Coordenador do Programa. Seu trabalho efetua-se na interface entre filosofia, a antropologia social e a psicanálise e tem interesse na área de estudos sobre pensamento ameríndio, metafísicas, comparação e a relação entre temas da filosofia francesa contemporânea e aspectos do pensamento ameríndio.
Leonardo Martins Roriz Rébuli
Graduando Em Psicologia Pela Universidade Federal Do Espírito Santo (ufes).
Leonardo Silveira Santos
Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2011) e mestrado em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO pela Universidade do Estado do Pará (2020). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. , atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento locais em práticas terapêuticas; especialistas; Amazônia; religião; comunidades tradicionais.
Letícia Maísa Eichherr
Mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Psicologia Social, Políticas Públicas e Produção de Subjetividades (GEPS). Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Especialista em Saúde da Criança, Violências e Vulnerabilidades pela Residência Multiprofissional do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas em parceria com a UFRGS (2017). Participou do programa de Mobilidade Acadêmica no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, Portugal (2010-2011). Tem experiência de trabalho nas políticas públicas de saúde e de assistência social. Atualmente, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com atuação na psicologia clínica.
Lílian Rodrigues Da Cruz
Possuo graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Psicologia Social e Institucional - UFRGS (2011). Como docente iniciei em 1996 na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde permaneci até 2013. Ingressei na Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2014, no departamento de Psicologia Social e Institucional. Integro o corpo docente do Programa de Psicologia Social e Institucional - Mestrado e Doutorado - e venho desenvolvendo atividade de pesquisa e extensão no campo das políticas públicas de assistência social, educação e saúde. Líder do grupo de pesquisa “Grupo de Estudos em Psicologia Social, Políticas Públicas e Produção de Subjetividades”.
Lívia Lima Gurgel
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFC). Psicóloga no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na Atenção Primária à Saúde.
Lorena Silva Marques
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2017), Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (2020), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Ainda na graduação, integrou projetos de extensão voltados ao fortalecimento do protagonismo de usuárias e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Vale do São Francisco, e edições do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), em que atuou no fortalecimento da atenção em saúde, em específico da saúde mental, de comunidades periféricas. Participou também da construção de edições do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), interessando-se pela temática da formação em saúde. Tem experiência no campo da Atenção Psicossocial e da Atenção Primária. Nos últimos anos, vem estudando sobre população em situação de rua, migrações e direito a cidade.
Lucia Maria Bertini
Doutoranda Em Psicologia Pela Ufc. Integrante Do Vieses
Luciana Aparecida Silva De Azeredo
Doutora em Educação e Mestre em Linguística Aplicada, com pós-doutoramento em Estudos de Linguagens. Professora efetiva no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e líder do Grupo de Estudos Discurso de Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica (GEDS-EPT).
Luciana Lobo Miranda
Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; estágio pós-doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Coordenadora do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq.
Lucivaldo Da Silva Araújo
Terapeuta Ocupacional (UEPA). Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP). Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA). Docente do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Luis Fernando De Souza Benicio
Doutor Em Psicologia Pela Ufc. Pesquisador Do Vieses.
Luisa Maria Freire Miranda
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membra do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Bolsista FUNCAP.
Luizane Guedes Mateus
Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Aplicada - NPA/UFES. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado e Doutorado em Subjetividade, Política e Exclusão Social pela Universidade Federal Fluminense e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora pesquisadora do NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, assim como membro da Comissão Permanente de Heteroidentificação. Principais áreas de interesse: Direitos Humanos, Violência, Políticas Públicas e Relações Étnico-raciais.
Luziane De Assis Ruela Siqueira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1996), especialização em Psicologia Jurídica, especialização em Projetos Sociais; mestrado em Psicologia Institucional - UFES (2011), doutorado em Educação - UFES (2016). Pós-doutorado pelo PPGPSI/UFES. Atualmente é Professora Adjunto II no Departamento de Psicologia (CCHN - UFES). Pesquisa políticas públicas, medidas socioeducativas, adolescências e juventudes, narrativas, produção de subjetividades infames e processos de exclusão social, epistemologias outras.
Manoel Ribeiro De Moraes Júnior
Possui Formação em Filosofia (UERJ - 1997) e Teologia (STBSB - 2003), Mestrado em Filosofia (UERJ - 2001) e Doutorado em Ciências da Religião (UMESP - 2010). Conclui estágios de posdoc em Filosofia (PPGFIL-UERJ, 2011-2015, sob a supervisão do Dr. Luiz Bernardo Leite Araújo), em Ciências Sociais da Religião (CeSóR/EHESS, 2015, sob a orientação do Dr. Michael Löwy) e em Antropologia Cultural (2019, sob a orientação do Dr. Raymundo Heraldo Maués, PPGSA-UFPA). Atualmente desenvolve pesquisas em Antropologia da Religião na Amazônia e em Estudos de Religião sob o enfoque da Teoria Crítica e das Ciências Compreensivas. Atuou como avaliador ad hoc da CAPES (2016/2017) para Classificação de Periódicos da área de Ciências da Religião e Teologia, como também para a avaliação de projetos submetidos ao Programa de Apoio a Eventos no País (CAPES/PAEP). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará; lidera o Grupo de Pesquisa Religiões, Culturas e Etnias na Amazônia (UEPA/CNPq); compõe o corpo de pesquisadores do ERCA - Équipe de recherche sur les cosmopolitiques autochtones; pesquisador colaborador no IRCAB/CNRS ? Institut de recherche en sciences sociales sur la biodiversité Caraïbe-Amériques; é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Universidade do Estado do Pará - PPGCR-UEPA), da licenciatura em Ciências da Religião (UEPA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFPA).
Magda Dimenstein
Professora Titular vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ/1A. Graduada em Psicologia pela UFPE (1986), Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/RJ (1994) e Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1998). Realizou estágio Pós-Doutoral em Saúde Mental na Universidade Alcalá de Henares (Madrid/Espanha, 2010) e em Saúde Coletiva no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC (2018). Atua na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental, Atenção Primária e Psicossocial. Participa do grupo de pesquisa Modos de subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades/UFRN (diretório de GP/CNPq) e do GT/ANPEPP Políticas de subjetivação e invenção do cotidiano.
Marcela Montalvão Teti
Professora Visitante da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2007), graduação em Psicologia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), graduação em Pedagogia, pela UNINTER (2020). Foi Coordenadora Pedagógica (2020-2023) e professora (2018-2023) do curso de psicologia, Coordenadora do Centro de Apoio psicossocial (2018-2023), da Faculdade São Luís de França (FSLF). Foi professora dos cursos de Pedagogia do Centro Universitário UNINASSAU, da Faculdade do Nordeste da Bahia e das Faculdades Integradas de Sergipe (2016-2018). Foi membro do Núcleo de Desenvolvimento Docente, do Grupo Tiradentes (2019-2023). É sócia da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) desde 2014. Foi fundadora do Núcleo Sergipe da ABRAPSO, tendo atuado como coordenadora do mesmo, entre 2015 e 2019. Foi vice-presidente da Regional Nordeste da ABRAPSO (2017-2019) e secretária da Regional, na gestão 2020-2021 e permanecerá na função por mais uma gestão (2022-2023). Foi pesquisadora docente, recém doutora, do GT da ANPPEP, vinculado à Universidade de Brasília, entre 2017 e 2019. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem; atuando como professora destas disciplinas em todas as instituições que atuou entre 2016 e 2023; Psicologia Social e Psicologia Urbana, especialmente durante o mestrado e o doutorado.
Marcela Vitória Garcia Martins
Possui graduação em PSICOLOGIA pelo Maurício de Nassau-campus Quintino (2022).