15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$104,06 sem juros | Total R$104,06 | |
2 x de R$52,03 sem juros | Total R$104,06 | |
3 x de R$34,69 sem juros | Total R$104,06 | |
4 x de R$26,92 | Total R$107,69 | |
5 x de R$21,91 | Total R$109,53 | |
6 x de R$18,57 | Total R$111,41 | |
7 x de R$16,18 | Total R$113,29 | |
8 x de R$14,40 | Total R$115,20 | |
9 x de R$13,01 | Total R$117,13 | |
10 x de R$11,91 | Total R$119,09 |
Autores: António Gomes Ferreira - Elisangela da Silva Bernado - Janaína Specht da Silva Menezes (Orgs.)
Sinopse:
A organização da presente coletânea busca divulgar estudos e pesquisas que abordam questões inerentes à gestão escolar democrática, à educação integral e/ou ao tempo integral, com destaque para o Programa Mais Educação, enfim temas atuais e polêmicos analisados sobre a perspectiva da história, das políticas e/ou das práticas em educação. Conta com a colaboração de vários pesquisadores atuantes na escola básica ou em instituições de ensino superior públicas ou privadas, localizadas em diferentes regiões e municípios brasileiros bem como em Portugal. Busca comunicar, pode-se assim dizer, não só uma abertura, mas a valorização da multiplicidade de ideias e reflexões que envolvem as temáticas abarcadas
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424551
DOI:10.24824/978854442455.1
Ano de edição:2018
Número de páginas:438
Formato:16x23
Assunto:
P762
Políticas e gestão em educação em tempo integral desafi os contemporâneos António
Gomes Ferreira, Elisangela da Silva Bernado, Janaína Specht da Silva Menezes (organizadores)
– Curitiba CRV, 2018
438 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2455-1
DOI 10248249788544424551
1 Educação 2 Políticas 3 Gestão e fi nanciamentos em educação I Ferreira, António
Gomes org II Bernado, Elisangela da Silva org III Menezes, Janaína Specht da Silva org
IV Título V Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
António Gomes Ferreira
Elisangela da Silva Bernado
Janaína Specht da Silva Menezes
PREFÁCIO
Malvina Tuttman
PARTE I
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
o Programa Mais Educação em foco
A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL A
PARTIR DO DISCURSO SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
António Gomes Ferreira
Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro
ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E O
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ação de gestores em prol da qualidade
Elisangela da Silva Bernado
Leonardo Meirelles Cerqueira
Amanda Moreira Borde
A INTERSETORIALIDADE NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
focalização em grupos sociais vulneráveis
Janaína Specht da Silva Menezes
Carlos Antônio Diniz Junior
TEMPO INTEGRAL OU EDUCAÇÃO INTEGRAL? REFLEXÕES EM
TORNO DA PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM
NOVA IGUAÇU NOS ANOS DE A
Sonia Regina Mendes dos Santos
Adriana Manique Guedes de Souza
Patricia Maneschy Duarte
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO reflexões sobre a articulação
entre a educação formal e a educação não formal
Wania Regina Coutinho Gonzalez
Adriana do Nascimento Barbosa dos Santos
Elisandra Bernadoindd
PARTE II
POLÍTICAS E CONCEPÇÕES DE
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, GESTÃO DO TEMPO
INTEGRAL E PROJETO(S) DE SOCIEDADE
um debate (mais do que) atual
Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
Marcio Bernardino Sirino
A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NOS PLANOS
ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL
Jorge Nassim Vieira Najjar
Karine Vichiett Morgan
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
INFÂNCIA POBRE, PROTEÇÃO SOCIAL E CUIDADO
interrogações à educação (em tempo) integral
Levindo Diniz Carvalho
Aline Regina Gomes
Bárbara Ramalho
FINANCIAMENTO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL
dos avanços às ameaças legais em “tempos recentes de ajuste fiscal”
Fabrício Aarão Freire Carvalho
Aliny Cristina Silva Alves
AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE
JANEIRO a agenda política e o contexto do Programa
Rio Criança Global
Daniela Patti do Amaral
Aline Miranda Fonseca
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE
JANEIRO analisando impactos do Programa Escolas do Amanhã
Ana Carolina Christovão
Marcio da Costa
EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE
BELÉM momentos e movimentos
Ney Cristina Monteiro de Oliveira
Carla Santos Cardoso
Elisandra Bernadoindd
PARTE III
POLÍTICAS E GESTÃO (DO TRABALHO) ESCOLAR
GESTÃO ESCOLAR E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
olhares sobre a implementação do PME em escolas municipais do
Rio de Janeiro
Elisangela da Silva Bernado
Bruno Mattos da Silva
João Carlos de Souza Anhaia Gino
Valéria Fernandes de Abreu
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
de que qualidade se está falando?
Adriana Bauer
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E A GESTÃO DO TRABALHO
ESCOLAR avaliando os impactos
Regis Argüelles da Costa
Bruno Adriano Rodrigues da Silva
O DIRETOR ESCOLAR ENQUANTO AGENTE IMPLEMENTADOR
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Ana Cristina Prado de Oliveira
Maria de Fátima Magalhães de Lima
Marina Meira de Oliveira
O DESMONTE DAS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE
FORMAÇÃO descontinuidades e retrocessos
Lucilia Augusta Lino
Maria da Conceição Calmon Arruda
GESTÃO E INCLUSÃO em busca de uma formação integral
Maria Alice de Moura Ramos
EDUCAÇÃO ESPECIAL, ENSINO EM TEMPO INTEGRAL E AS
DIFICULDADES PARA SUA EFETIVAÇÃO um estudo de caso
Renata Maldonado da Silva
Luana Leal Ribeiro
Alzira Batalha Alcântara
NOTAS BIOGRÁFICAS