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Autores: Cristhyane Ramos Haddad
Sinopse:
Este estudo é dirigido para os trabalhadores da educação, especificamente para os pedagogos das escolas. Realiza estudo sobre as políticas para o trabalho dos pedagogos na Rede Estadual de Ensino do Paraná quando da aprovação da Lei Complementar nº 103/2004, a qual implantou o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, que criou o cargo de professor pedagogo. Aponta para a intensificação, estranhamento e burocratização do trabalho e para as possibilidades de superação por meio do trabalho coletivo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411612
DOI:10.24824/978854441161.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:310
Formato:16x23
Assunto:
H125
Haddad, Cristhyane Ramos.
Políticas para o trabalho dos pedagogos na rede estadual de ensino do Paraná (2004-2015): intensificação, burocracia e possibilidades de superação. / Cristhyane Ramos Haddad
310 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1161-2
1. Educação – ensino público 2. Educação - Paraná 3. Pedagogia – burocracia. I. Haddad, Cristhyane Ramos. II. Título. III. Série
CDD 370.98162
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
REVISÃO DE LITERATURA E PRESSUPOSTOS
TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA
Revisão de Literatura
Pressupostos teórico-metodológico da Pesquisa em Pauta
Procedimentos Metodológicos
O TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
O Trabalho enquanto processo de Emancipação e/ou de Alienação
A Gerência Científica e os Processos de Alienação dos Trabalhadores
Implicações ao trabalho da escola e dos pedagogos
As Mutações do Trabalho e os Processos Atuais
de Alienação dos Trabalhadores
As pedagogias do aprender a aprender e os processos de
valorização do capital
O Trabalho da Escola e do Professor Pedagogo
da Rede Estadual de Ensino do Paraná
POLÍTICAS DO ESTADO DO PARANÁ PARA
O TRABALHO DOS PEDAGOGOS
O neoliberalismo e as reformas do Estado
O contexto histórico brasileiro das reformas
A escola pública paranaense no contexto
das reformas educacionais da década de
Políticas do Estado do Paraná para Pedagogos
a partir da Lei Complementar nº /
As Políticas do Estado do Paraná para o Cálculo
do Número de Pedagogos das Escolas
A Construção da Concepção do Pedagogo Unitário:
realidade ou utopia
Cristhyane Ramos Haddad
O TRABALHO DO PEDAGOGO NA REDE ESTADUAL
DE ENSINO DO PARANÁ
Procedimentos Metodológicos para coleta das fontes
As produções dos professores pedagogos PDE/PR:
apresentação e análise dos sentidos expressos
O trabalho realizador, o trabalho como mediação
O Trabalho como Apropriação do Conhecimento
A Intensificação e Estranhamento no Trabalho
dos Pedagogos
A ampliação do número de Pedagogos e Funcionários
das Escolas
OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA OS PEDAGOGOS:
burocracia e disciplinamento
As produções PDEs e o trabalho burocrático e disciplinador
O Estado e a Burocracia
A hierarquização na burocracia
O Estado Capitalista e os interesses de classes
A Ideologia e o Estado Burguês
A ideologia jurídico-política e a burocracia:
entraves para a destruição do Estado burguês
O Trabalho Disciplinador
A organização do trabalho pedagógico: burocratizada,
alienada e possibilidades de superação
CONTRIBUIÇÕES PARA AS POLÍTICAS
DO TRABALHO DOS PEDAGOGOS
Procedimentos Metodológicos da Pesquisa
A Secundarização dos processos pedagógicos
As mediações do processo ensino-aprendizagem
As condições necessárias para que o trabalho
do pedagogo se efetive
A emancipação humana, trabalho associado
e trabalho realizador
Os sentidos e significados do trabalho dos pedagogos
na rede estadual de ensino do Paraná: da racionalidade
técnica ao profissional multitarefas
Cristhyane Ramos Haddad
A mediação do processo ensino-aprendizagem
e o compromisso político no trabalho do pedagogo:
possibilidades de superação
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
ANEXOS
SOBRE A AUTORA