15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,20 sem juros | Total R$61,20 | |
2 x de R$30,60 sem juros | Total R$61,20 | |
3 x de R$20,40 sem juros | Total R$61,20 | |
4 x de R$15,83 | Total R$63,34 | |
5 x de R$12,88 | Total R$64,42 | |
6 x de R$10,92 | Total R$65,52 | |
7 x de R$9,52 | Total R$66,63 | |
8 x de R$8,47 | Total R$67,75 | |
9 x de R$7,65 | Total R$68,89 | |
10 x de R$7,00 | Total R$70,04 |
Autores: Giseli Barreto da Cruz (Org.)
Sinopse:
A presente coletânea é um registro de alta relevância da atuação do subprojeto Pedagogia do PIBID-UFRJ, desde seu início, em agosto de 2012, até fevereiro de 2018. Em 2014, a equipe cresceu de forma expressiva, ampliando seu número de pibidianos de cinco para vinte e seis, o que acarretou no aumento de supervisores (de um para cinco), e de Coordenadoras de Área, que passaram a ser duas. Para atender às demandas formativas do curso de Pedagogia da UFRJ, elas decidiram que cada uma ficaria responsável por um grupo de pibidianos, o que possibilitou a atuação da equipe tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Sendo assim, Daniela de Oliveira Guimarães, que ainda participa do PIBID-UFRJ, ficou responsável pelo grupo cujo enfoque recaía sobre a educação infantil, e Giseli Barreto da Cruz, que deu início ao subprojeto Pedagogia, coordenou o grupo que atuava nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase em alfabetização, leitura e escrita. A configuração adotada possibilitou a realização de um rico trabalho de formação inicial (para os pibidianos), e continuada (para as supervisoras e coordenadoras), permitindo que o subprojeto como um todo fosse além dos objetivos esperados pelo programa. Portanto, os artigos que fazem parte desta obra registram a pluralidade de ações realizadas pelos sujeitos que participaram do planejamento, da construção e da consolidação do subprojeto Pedagogia ao longo dos seus primeiros seis anos e meio: os bolsistas de iniciação à docência, as supervisoras e, evidentemente, as coordenadoras de área. Danielle de Almeida Menezes
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544433669
DOI:10.24824/978854443366.9
Ano de edição:2019
Número de páginas:200
Formato:16x23
Assunto:
P472
Prática, Pesquisa & Formação Docente narrativas do PIBID Pedagogia da UFRJ Giseli
Barreto da Cruz (organizadora) – Curitiba CRV, 2019
200 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3366-9
DOI 10248249788544433669
1 Educação 2 Formação de professores – iniciação à docência 3 Educação infantil –
docência 4 Ensino fundamental – docência I Cruz, Giseli Barreto da org II Título III Série
CDU 37 CDD 37071
PREFÁCIO
Hélder Eterno da Silveira
PRÓLOGO
Danielle de Almeida Menezes
CAPÍTULO
PIBID PEDAGOGIA NA UFRJ E NAS REDES
uma experiência de formação profissional docente
Giseli Barreto da Cruz
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGIA DA
EDUCAÇÃO INFANTIL experiências no PIBID UFRJ
Daniela de Oliveira Guimarães
CAPÍTULO
RECORDAÇÕES, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
DE DUAS PROFESSORAS DA ESCOLA BÁSICA E SUAS
(DES)FORMAÇÕES NO PROGRAMA PIBID UFRJ PEDAGOGIA
Viviane Lontra
Simone Alencastre Rodrigues
CAPÍTULO
O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO CONTEXTO DO
PIBID reflexos e reflexões
Marilza Maia de Souza de Paiva
Hebe Duarte de Andrade Maluf Resende
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES
ALTERITÁRIAS experiências de professoras-supervisoras do
PIBID Educação Infantil
Lucidalva Porcina da Silva
Kelsiane Aparecida de Oliveira de Mattos Pereira
Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello
Giseli da Cruz - indd CAPÍTULO
A FORMAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA percursos e desafios de
duas professoras supervisoras no PIBID Pedagogia Educação
Infantil UFRJ
Vera Lucia Santos Moura
Priscila de Melo Basilio
CAPÍTULO
DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO o olhar do pibidiano sobre a sua própria prática
Amanda Ellen Silva de Brito
Ariana dos Santos Neves Ferreira
Gabriel Murillo Rocha da Cruz
Ingrid da Veiga Sovat
Rebecca de Araújo Fernandes
Hebe Duarte de Andrade Maluf Resende
CAPÍTULO
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE
LICENCIANDAS DE PEDAGOGIA NO CONTEXTO DO PIBID
Jéssica Pedroza de Araújo
Laissa Marinho Pereira de Souza Gidio
Rafaelly Maria Jesus de Oliveira
Maria Cleani da Silva da Costa
Thaysa Silveira de Sant’Anna
Viviane Cristina Tartaro
Marilza Maia de Souza de Paiva
CAPÍTULO
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO EIXOS DO TRABALHO
PEDAGÓGICO experiências do PIBID Pedagogia no Centro de
Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II
Michelly Rocha Correia
Milena França da Silva Peclat
Kelsiane Aparecida de Oliveira de Mattos Pereira
Vera Lucia Santos Moura
CAPÍTULO
O ESPAÇO COMO CATEGORIA PEDAGÓGICA uma experiência
do PIBID Pedagogia na Escola de Educação Infantil da UFRJ
Andrezza Cardoso de Freitas
Daniela Honorio de Sousa
Priscila de Melo Basilio
Giseli da Cruz - indd CAPÍTULO
ATUAÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES DO PIBID
NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DOCENTES diferenciais da
parceria universidade-escola básica
Talita da Silva Campelo
Giseli Barreto da Cruz
CAPÍTULO
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID UFRJ PEDAGOGIA NA
DOCÊNCIA DE DOIS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fernanda Lahtermaher Oliveira
Giseli Barreto da Cruz
SOBRE OS AUTORES