15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$56,28 sem juros | Total R$56,28 | |
2 x de R$28,14 sem juros | Total R$56,28 | |
3 x de R$18,76 sem juros | Total R$56,28 | |
4 x de R$14,56 | Total R$58,24 | |
5 x de R$11,85 | Total R$59,24 | |
6 x de R$10,04 | Total R$60,25 | |
7 x de R$8,75 | Total R$61,27 | |
8 x de R$7,79 | Total R$62,31 | |
9 x de R$7,04 | Total R$63,35 | |
10 x de R$6,44 | Total R$64,41 |
Autores: Rosangela Aparecida Galdi da Silva - Célia Maria Guimarães
Sinopse:
Esta obra tem origem com a pesquisa de doutoramento, cuja intencionalidade foi descobrir como o Curso de Pedagogia auxilia os futuros professores a serem professores de Educação Infantil. O objeto de estudo se constituiu na formação inicial do professor, quanto ao processo de desenvolvimento da profissionalidade do professor de Educação Infantil, e os seus participantes foram os alunos do 4º ano do Curso de Pedagogia – Turma 2011-2015. A construção do referencial teórico amparou-se nos aportes teóricos do campo da educação da infância, o qual considera a criança como ser histórico, ativo e portador de direitos, e a formação inicial como um direito do professor de Educação Infantil, bem como nos contributos da abordagem sociológica interacionista das profissões e nos subsídios teóricos para constituição profissional, fundamentada em conhecimentos profissionais e saberes específicos. Os procedimentos metodológicos convergem para a identificação do modelo de formação pautado na racionalidade prática no Curso de Pedagogia e de uma concepção de profissionalidade docente reflexivo-produtivista. A tese mostrou a necessidade de integrar as especificidades, eixos e características da profissionalidade docente dos professores de Educação Infantil no Curso de Pedagogia e que existem perspectivas para o desenvolvimento profissional por meio de projetos de formação e de supervisão apoiados pelas instituições de formação, supervisão de ensino e escola. Tal investigação reclama o atendimento das especificidades e necessidades formativas dos professores de Educação Infantil, exigências educacionais das crianças pequenas e as premências da sociedade.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544432006
DOI:10.24824/978854443200.6
Ano de edição:2019
Número de páginas:218
Formato:16x23
Assunto:
P964
Profi ssionalidade docente em desenvolvimento no curso de pedagogia projetos de formação e
de supervisão Rosangela Aparecida Galdi da Silva, Célia Maria Guimarães – Curitiba CRV, 2019
218 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3200-6
DOI 10248249788544432006
1 Educação 2 Curso de pedagogia 3 Educação infantil 4 Supervisão I Silva, Rosangela
Aparecida Galdi da II Guimarães, Célia Maria III Título IV Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
Curso de Pedagogia formação e regulação
História de luta pela formação de professores na
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Contribuições e desafios do Curso de Pedagogia
Contribuições e desafios do estágio supervisionado
Controvérsias na Educação Infantil
CAPÍTULO
EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL –
PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Constituição da profissão de professor
Constituição da profissionalidade docente
Tendências, ideias pedagógicas e cultura profissional
Modelos de formação e de profissionalidade docente
Profissão de professores de Educação Infantil
fundamentada em conhecimentos e saberes
Saberes específicos para ser professor de Educação Infantil
Estratégias para construção de saberes específicos
Profissionalidade do professor de Educação Infantil
CAPÍTULO
CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O
DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Metodologia de pesquisa e procedimentos metodológicos
Análise das especificidades, eixos e características da
profissionalidade docente do professor de Educação
Infantil na pesquisa documental
Análise das especificidades, eixos e características
da profissionalidade docente do professor de
Educação Infantil no questionário
Análise das especificidades, eixos e características
da profissionalidade docente do professor de
Educação Infantil na entrevista
Rosângela da Silva indd Contribuições para o desenvolvimento
da profissionalidade docente do professor de
Educação Infantil no Curso de Pedagogia
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS