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Sinopse:
O presente livro surgiu da pesquisa do meu Doutorado que se propôs a discutir a educação superior proporcionada aos estudantes trabalhadores brasileiros pelo PROUNI por meio de uma visão educacional fundamentado nas categorias gramscianas: Estado ampliado, intelectuais, bloco histórico e hegemonia. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica e documental, as fontes de investigação empregadas foram autores que descrevem sobre o PROUNI, publicações oficiais e demais obras bibliográficas. Os dados analisados indicaram que o PROUNI possui elementos do sistema capitalista que o inclui como política de Estado e não como política pública. Demonstrou-se a partir dos dados coletados que o acesso a educação superior pelo PROUNI não constrói a hegemonia da classe trabalhadora no Estado neoliberal brasileiro, pois não garante e nem assegura de forma efetiva a inserção do trabalhador ao ensino superior através das bolsas. As bolsas estão concentradas nas regiões mais ricas do Pais e nas IES tidas como faculdades. Desta maneira foi possível através das analises realizadas concluir que o PROUNI é uma política de Estado e não uma política pública. .O Estado brasileiro como agente norteador e balizador das demandas sociais, com o PROUNI, mais uma vez na história somente implementou ações para minimizar os anseios da sociedade capitalista no que tange a educação superior. Diante disto, o presente trabalho teve a intenção de fomentar a problematização das práticas neoliberais no que concernem as políticas públicas educacionais.
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544404928
DOI:10.24824/978854440492.8
Ano de edição:2015
Número de páginas:188
Formato:16x23
Assunto:
Bergamo, Edmir Aparecido
Programa Universidade para Todos (PROUNI) e a construção da hegemonia: uma visão gramsciana / Edmir Aparecido Bergamo.
166 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0492-8
1. Ensino superior - Brasil. 2. Bolsas de estudo - Política governamental - Brasil. 3. ProUni (Programa). 4. Integração social. 5. Cidadania. I. Título.
15-23956
CDD: 378.81
CDU: 378(81)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DA PESQUISA
O ESTADO NEOLIBERAL E AS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS NO BRASIL
Concepção de Estado neoliberal na história
Estado neoliberal brasileiro
As políticas públicas educacionais no Brasil
a partir de
Ação do Banco Mundial nas políticas públicas
educacionais brasileiras
O PROUNI E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
BRASILEIRA
O acesso à educação superior no Brasil
A origem e o desenvolvimento do PROUNI
A estrutura organizacional do programa
O PROUNI COMO POLÍTICA DE ESTADO
E NÃO COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA
O PROUNI como política de estado no âmbito
da educacão superior neoliberal no Brasil
O PROUNI e o advento da lógica da competividade
individual no lugar da construção da hegemonia de classe
O estado do Paraná e a oferta de bolsas
do PROUNI
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR
