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Sinopse:
A organização teórica do presente livro é preciosa. Reúne artigos de autores comprometidos com o caráter político e intelectual da docência e críticos em relação às expropriações da plataformização e às contrarreformas neoliberais. Amanda elaborou uma organização de fato coletiva, coesionada por critérios e eixos temáticos, conformando um livro de alta relevância científica (Roberto Leher - ex-reitor da UFRJ).
Este quarto livro da Amanda mantém o rigor conceitual e a densidade teórica das obras anteriores – "Tempo e Docência", "Formas e tendências de precarização do trabalho docente" e "Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial" –, sem renunciar às lutas concretas contra as trincheiras empresariais na educação. Como essa luta é coletiva, neste livro ela reúne um grupo de pesquisadores(as) que revelam as várias dimensões das “Reconfigurações do trabalho docente pós-2020” na educação brasileira (Vânia Motta – docente da UFRJ).
Esta coletânea explicita porque a apropriação privada da tecnologia torna o descarte de trabalhadores, a super exploração dos empregados e as degradantes formas de trabalho por conta própria como o mais grave problema a ser enfrentado no século XXI. O anúncio que o Alfha School nos Estados Unidos substitui os professores por Inteligência Artificial mostra que organização política dos docentes para resistir é urgente e imprescindível (Gaudêncio Frigotto – docente do PPFH-Uerj).
Autores:
Pedro Henrique de Melo Teixeira
É professor do Instituto Federal de Alagoas. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco
Soraya Franzoni Conde
Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT). Bolsista produtividade do CNPq nível 2. Este artigo é parte das pesquisas Educação Escolar, Reprodução da Classe Trabalhadora e Transformações no Mundo do Trabalho e A reprodução social da infância imigrante em SC como expressão do mundo do trabalho, ambas coordenadas pela primeira autora com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Suzana Semientcoski
Rede Municipal de Educação Infantil de Florianópolis.
Thamyrys Fernanda Candido de Lima
Doutora em Educação, Professora de Educação e Esportes de Pernambuco.
Katharine Nínive Pinto Silva
Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal de Pernambuco.
Caroline Dildey
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Luciana Pedrosa Marcassa
Docente do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.
Pablo Augusto Ribeiro S. da Silva
Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX) da FE/UFRJ.
Bruno Gawryszewski
Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ. Professor do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX) da FE/UFRJ.
Marcos Sacramento Silva
Professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais
Hajime Takeuchi Nozaki
Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF)
Ananda Nasai Machado de Oliveira
Pedagoga, graduada pela Universidade Feevale. Mestra pelo em Psicologia na Universidade Feevale.
Sueli Maria Cabral
Doutora em Ciências Sociais da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS, mestra em Educação pela UFRGS e graduada em Ciências Sociais pela PUC e São Paulo. Professora do Mestrado Acadêmico em Psicologia da Universidade Feevale.
Paula Francisca da Silva
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua como Pedagoga na Reitoria do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Dilma Carmina da Silva Souza
Professora de Educação Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Mestranda no Curso de Pós-graduação em Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Rafaela Cunha Vargas Laureano
Doutoranda (2025) e Mestre em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora dos Anos Inicias na Rede Municipal de Florianópolis.
Adriana D´Agostini
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.
Jade Prata
Bióloga, mestre em Psicossociologia e doutora em Educação pela UFRJ. Professora da rede privada de ensino no Rio de Janeiro.
Flavia Maia Cerqueira Rodrigues
Mãe e professora da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ). Licenciada em Letras – Português/Literaturas (Universidade Gama Filho), Especialista em Língua Portuguesa (Uerj). Militante do Fórum EJA Rio e Mestra em Educação Profissional em Saúde (EPSJV – Fiocruz).
Carla Macedo Martins
Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC-PROVOC), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio, Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-Fiocruz).
Iuri Leal Moura
Professor de Educação Física do Colégio Pedro II. Doutorando no Curso de Pós-graduação em Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Anali Braga
Professora do CEDERJ/CECIERJ. Mestra em Educação Agrícola pelo Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Diane Mota Lima
Professora da educação básica da Prefeitura do Rio de Janeiro. Doutoranda no Curso de Pós-graduação em Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Charle Ferreira Paz
Professor do Instituto Federal do Piauí – IFPI
Claudio Roberto Quaresma Machado
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM
Edna Inácio da Silva e Silva
Professora da Prefeitura de Duque de Caxias (DAIE-SME). Doutoranda em Educação –UFRRJ
Ingrid Jardim de Azeredo Souza Oliveira
Professora da ABEU – Centro Universitário (UniAbeu).
José Tadeu Madeira de Oliveira
Professor do Instituto Benjamin Constant – IBC.
Juliana Meireles Moreth da Camara
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Servidora Pública Municipal de Seropédica no cargo de Inspetora de Alunos. Membra do Grupo de Pesquisa Inducente.
Pâmela Amorim Rodrigues da Silva
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Petrúcio Soubreira da Silva
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor de Sociologia da SEEDUC-RJ.
Silvana Alves de Andrade
Mestranda em Educação Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias-RJ.
Janiara de Lima Medeiros
É professora de Língua Portuguesa na graduação em Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF. É mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF); com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ASSESPA); graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com Bacharel em Análise Semiótica (UGF-RJ); membro do Grupo Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci – GPETED
Alessandra Silva da Costa
Doutoranda e Mestre em Educação (PPGEDUC/UFRRJ). Professora de Educação Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Clodoaldo Ferreira de Oliveira
Doutorando em Educação (PPGEDUC/UFRRJ). Mestre em Educação (PPGEA/UFRRJ). Professor na SME – RJ e SEEDUC – RJ
Joana D`Arc Cesar Viana
Doutoranda em Educação (PPGEDUC/UFRRJ), Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS/UFRRJ). Professora na SEMED Belford Roxo. Professora e Coordenadora (IMASC).
Michel Carlos Calado da Silva
Doutorando em Educação (PPGEduc/UFRRJ). Mestre em Educação (UFRJ) Técnico em Assuntos Educacionais (IFRJ). Orientador Pedagógico do Programa Mulheres Mil/IFRJ. Professor de SME -RJ.
Patricia Ferreira Duarte
Doutoranda em Educação (PPGEDUC/UFRRJ). Mestre em Educação (UFJF). Professora EBTT nos anos iniciais no Colégio João XXIII (UFJF)
Wanderson da Silva Santi
Doutorando em Educação no PPGEDUC/ UFRRJ. Mestre em Ensino de História pelo PPGEH/ UFRJ. Professor na SEMED Nova Iguaçu, Japeri e SESI.
Silvana Alves de Andrade
Mestranda do Curso de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Duque de Caxias – RJ, Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI).
Allan Rocha Damasceno
Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares e Educação Agrícola, ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI/CNPq).
Luiza Colombo
Desde 2015, atua como docente do Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. Na Graduação (2012), cursou Pedagogia na UFRJ. Nos cursos de Mestrado (2018) e Doutorado (2023) em Educação, ambos realizados no PPGEduc/UFRRJ, concentrou seus estudos nos temas relacionados à atuação de intelectuais orgânicos e de organizações de extrema direita no âmbito das disputas de políticas educacionais. A partir do referencial teórico gramsciano, caracterizou e nomeou, no Mestrado, a “ideologia escola sem partido” e, no Doutorado, a “pedagogia da hegemonia evangélica” e sua relação com o “projeto bolsonarista de fascistização”. Também publicou artigos sobre a ofensiva de políticas liberais-ultraconservadoras no país, tal como a militarização das escolas e a Educação Domiciliar.
Handerson Fábio Fernandes Macedo
Doutor em Educação pela FFP/UERJ; professor de História da rede Estadual do RJ.
Marcia Soares de Alvarenga
Doutora em Educação pela UFRJ; professora associada da UERJ;
Iván López Ovalle
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudo Latino-americanos PPEL-UNAM.
Maria do Carmo Luiz Caldas Leite
Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Licenciada e Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Professora Titular de Física da UNISANTOS. Vice-líder do Grupo de Pesquisas Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação, Certificado no Diretório do CNPq. Vice-presidente da Associação Cultural José Martí da Baixada Santista.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8390-9
ISBN Digital: 978-65-251-8391-6
DOI: 10.24824/978652518390.9
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 398
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: R311 Reconfigurações do trabalho docente pós-2020: ser professor(a) na era do capitalismo digital, plataformização e reformas educacionais / Amanda Moreira da Silva (organizadora) – Curitiba : CRV, 2025. 398 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8391-6 ISBN Físico 978-65-251-8390-9 DOI 10.24824/978652518390.9 1. Educação 2. Trabalho docente 3. Precarização do trabalho docente 4. Políticas públicas educacionais I. Silva, Amanda Moreira da, org. II. Título III. Série. CDU: 37.014.3 CDD: 371.1 Índice para catálogo sistemático 1. Trabalho docente: 371.1
