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Sinopse:
Escrito como dissertação de mestrado em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), o livro analisa os pressupostos teórico-metodológicos e sócio-políticos da pesquisa “Estudo epidemiológico da população do baixo Jaguaribe exposta à contaminação ambiental em área de uso de agrotóxicos”, realizada pelo núcleo TRAMAS entre 2007 e 2010.
Analisando a referida pesquisa e apoiando-se em concepções e aportes epistemológicos complexos e críticos, o autor busca “romper com o referencial rígido das certezas e simplificações advindas do paradigma moderno de ciência” e se aventura na busca e elaboração de um “novo modo de produção de conhecimento”: complexo, transdisciplinar, acadêmico-popular, socialmente comprometido, incompleto e aberto.
Marcelo Ferreira se propõe, aqui, analisar e apresentar uma experiência epistêmica “em que o saber popular agrega-se ao saber científico; em que os objetos de cunho teórico são transpassados por objetivos sociais e apropriados por sujeitos históricos que participam da produção do conhecimento, ao tempo em que dele se nutrem e o multiplicam”. Desta forma, ele contribui tanto na construção de um conhecimento teoricamente consequente e sócio-ambientalmente responsável, quanto no fortalecimento de processos sócio-políticos de emancipação humana; contribui diretamente com a produção do conhecimento (aporte epistemológico) e indiretamente com a resistência e as lutas populares (aporte sócio-politico); contribui, em última instancia, com o “fortalecimento de uma (cons)ciência emancipadora”.
Editora:Editora CRV
ISBN:9788544406496
DOI:10.24824/978854440649.6
Ano de edição:2016
Número de páginas:372
Formato:16x23
Assunto:
F442s
Ferreira, Marcelo José Monteiro
Saúde, trabalho e ambiente: práxis emancipatórias, lutas e resistências frente ao
agronegócio na Chapada do Apodi/Ceará / Marcelo José Monteiro Ferreira. - 1. ed.
1. Saúde Pública. 2. Medicina Social. 3. Ciências Sociais. I. Título.
15-27209 CDD: 338.1098131
CDU: 338.48(813.1)
CAPÍTULO I
DA APROXIMAÇÃO COM O OBJETO ÀS INDAGAÇÕES INICIAIS
O Lugar de onde nasce a tessitura deste objeto
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
CAPÍTULO II
O SUPORTE TEÓRICO QUE ALICERÇA ESSE ESTUDO
Da Consolidação e declínio do paradigma da ciência
moderna à ascensão de um novo paradigma científico
O Determinismo Tecnológico e suas implicações para a sociedade
Práxis: uma compreensão para além da união entre teoria e prática
O Contexto Macropolítico em que o estudo se insere
A Revolução Verde e o Agronegócio no Brasil
Impactos da Modernização Agrícola e os desafios
para o Sistema Único de Saúde no Baixo Jaguaribe
A Sistematização: primeiros passos para um
horizonte de esperanças transformadoras
CAPÍTULO III
OS CAMINHOS TRAÇADOS NA BUSCA POR RESPOSTAS
Delineamento Metodológico
Pressupostos acerca do método
O local do estudo
Os sujeitos da pesquisa
Técnicas e instrumentos de pesquisa
Interpretação do material qualitativo
Aspectos Éticos
CAPÍTULO IV
NA MEDIAÇÃO COM O OUTRO EU, A CONSTRUÇÃO
RECÍPROCA DAS IDENTIDADES
Em busca de uma (cons)ciência emancipadora
Por uma epistemologia transgressora com vistas à emancipação social
Caracterizações metodológicas dos estudos que compõem a pesquisa
Estudo : Caracterização do contexto
de exposição humana aos agrotóxicos
Estudo : Caracterização ambiental e avaliação
da contaminação da área por agrotóxicos
Estudo : Caracterização da exposição humana
e dos agravos à saúde relacionáveis aos agrotóxicos
Estudo : Alternativas ao desenvolvimento e construção
da política local de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental
Etnografia em comunidade de transição agroecológica
Pesquisa-ação em comunidade situada próxima ao agronegócio
Os processos e produtos da interlocução entre pesquisa e territórios
Movimento
Desafios na produção do conhecimento participativo
CAPÍTULO V
A DIALÉTICA PRÁXICA: implicações sóciopolíticas da pesquisa
Por uma Orientação Solidária da Atividade Universitária
O direito de saber e suas contribuições para
a efetivação da práxis revolucionária
de Abril – dia de Joaquim e de José
CAPÍTULO VI
UM POUCO DO MUITO QUE APRENDEMOS
À guisa de (in)conclusões