15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,56 sem juros | Total R$53,56 | |
2 x de R$26,78 sem juros | Total R$53,56 | |
3 x de R$17,85 sem juros | Total R$53,56 | |
4 x de R$13,86 | Total R$55,43 | |
5 x de R$11,28 | Total R$56,38 | |
6 x de R$9,56 | Total R$57,34 | |
7 x de R$8,33 | Total R$58,31 | |
8 x de R$7,41 | Total R$59,30 | |
9 x de R$6,70 | Total R$60,29 | |
10 x de R$6,13 | Total R$61,29 |
Autores: Adauto Lopes da Silva Filho - Fátima Maria Nobre Lopes - Maria Zélia Pinto da Silva (Orgs.)
Sinopse:
Os textos que compõem este livro trazem importantes reflexões, de cunho predominantemente teórico, acerca da educação envolvendo discussões sobre a situação do ensino, da aprendizagem e da formação humana, que podem ocorrer em ambientes escolares e não escolares. Por conta de a educação ser onipresente na vida social dos homens nas mais diferentes formas, o livro TEORIAS DA EDUCAÇÃO: FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA EM DIVERSOS OLHARES traz uma coletânea de textos, na forma de artigos científicos, sobre diferentes perspectivas que a educação comporta, sendo abordadas a partir de fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544438558
DOI:10.24824/978854443855.8
Ano de edição:2019
Número de páginas:238
Formato:16x23
Assunto:
T314
Teorias da educação fi losofi a, sociologia e psicologia em diversos olhares Adauto Lopes
da Silva Filho, Fátima Maria Nobre Lopes, Maria Zélia Pinto da Silva (organizadores) – Curitiba
CRV, 2019
238 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3855-8
DOI 10248249788544438558
1 Educação 2 Filosofi a 3 Sociologia 4 Psicologia I Silva Filho, Adauto Lopes da org
II Lopes, Fátima Maria Nobre org III Silva, Maria Zélia Pinto da org IV Título V Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Adauto Lopes da Silva Filho
Fátima Maria Nobre Lopes
Maria Zélia Pinto da Silva
PARTE I
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO diversos olhares
CAPÍTULO I
A ALTERNATIVA COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO
DA PROCESSUALIDADE HISTÓRICA E
EDUCACIONAL DOS HOMENS
Víctor Moita Pinheiro
Maria Zélia Pinto da Silva
Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPÍTULO II
A EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO
E O ESCLARECIMENTO um salto ontológico necessário
Charmênia Freitas de Sátiro
Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPÍTULO III
DEPENDÊNCIA DE REDES SOCIAIS um princípio de realidade
causador de alienação nos jovens
Samuel Nobre Lopes
CAPÍTULO IV
EDUCAÇÃO MORAL EM KANT E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
NA PRIMEIRA INFÂNCIA diálogos possíveis
Bárbara Rainara Maia Silva
Fátima Maria Nobre Lopes
Sílvia Helena Vieira Cruz
CAPÍTULO V
O FIM DO PENSAMENTO OU A REINVENÇÃO DA
ATITUDE DE MODERNIDADE? A AUFKLÄRUNG
KANTIANA SEGUNDO FOUCAULT
Elienai Cabral Junior
Fatima Lopes indd CAPÍTULO VI
O PAPEL POLÍTICO DO EDUCADOR Gramsci e Adorno
Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
CAPÍTULO VII
POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE refletindo sobre
a educação em direitos humanos a partir de Theodor Adorno
Francisca Karla Ferreira de Queiroz
Fátima Maria Nobre Lopes
CAPÍTULO VIII
TEATRO, DANÇA E EDUCAÇÃO estudos sobre elementos
emancipatórios nas artes cênicas à luz de Paulo Freire
Gilvamberto Felix
Rosa Ana Fernandes
Ângela Maria Bessa Linhares
CAPÍTULO IX
UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
E A REALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA
PERSPECTIVA DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA
Uly Alves Moreira
Raimundinha Pereira de Macêdo Oliveira
Fátima Maria Nobre Lopes
Adauto Lopes da Silva Filho
PARTE II
SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO diversos olhares
CAPÍTULO I
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA
NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO o caso da Escola Família
Agrícola Dom Fragoso, no município de IndependênciaCE
Wellington de Sousa Maciel Junior
Maria Lúcia Brito da Cruz
José Ribamar Furtado de Souza
CAPÍTULO II
A MATRIZ CONSTRUTIVISTA
diálogos com as ideias de Piaget e Vygotsky
Karine Moura de Farias Borges
Patrícia Helena Holanda Carvalho
Fatima Lopes indd CAPÍTULO III
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PROTAGONISMO SOCIAL
NA HISTÓRIA DA ONG INSTITUTO DA MEMÓRIA
DO POVO CEARENSE
Ana Cristina de Sales
Edvaldo Costa Rodrigues
CAPÍTULO IV
OS PROBLEMAS MATEMÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO
DE ESQUEMAS COGNITIVOS COM O SUPORTE
DA SEQUÊNCIA FEDATHI
Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício
Daniel Brandão Menezes
CAPÍTULO V
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE
INSTRUMENTOS DE SOPRO NO CURSO DE
LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFC E O CONCEITO
DE “EXPERIÊNCIA” DE JOHN DEWEY
Leandro Libardi Serafim
Priscila Rodrigues Lopes
Marco Antônio Toledo Nascimento
CAPÍTULO VI
SAVIANI contexto atual e educação científica
Thais Borges Moreira
Rayanne Barroso Silva
Raquel Crosara Maia Leite
CAPÍTULO VII
VIOLÊNCIA FORMATIVA um diálogo entre
Pierre Bourdieu e Alice Miller
Caroline Secundino Treighe