15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Luciana Velloso
Sinopse:
Esta obra apresenta um estudo sobre o “Programa Um Computador por Aluno” (PROUCA), buscando observar nas práticas pedagógicas de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro os processos de ressignificação de tal Projeto empreendidos naquele espaço. O PROUCA é desenvolvido em âmbito mundial, mas chegou à escola do município do Rio de Janeiro somente em 2010, enquanto a rede estadual já contava com o mesmo em algumas unidades escolares há mais tempo. O trabalho é fruto de uma minuciosa pesquisa de cunho etnográfico na primeira escola do município do Rio de Janeiro a receber o PROUCA. Além da observação sistemática do cotidiano da Escola, foram utilizados recursos como conversas informais, entrevistas gravadas e transcritas, fotografias, participação em atividades da escola, além da coleta de informações em bibliografias específicas e consulta das matérias divulgadas pelo site oficial do PROUCA e do site do One Laptop per Child (OLPC), projeto que inspirou o PROUCA. No contato com a Escola, pude observar as dificuldades e as estratégias desenvolvidas para se colocar em prática e utilizar estes equipamentos tanto pelos/as alunos/as quanto pelos/as professores/as e os problemas relacionados à produção de um currículo escolar que atenda à atual política de resultados. Tais propostas apresentam-se vinculadas à ideia de inovação pedagógica e tentando entender como esta inovação de fato se deu, focalizei o caso do PROUCA e seu discurso de inclusão digital, entendendo-o como um discurso híbrido que tenta se fixar como inovador.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544413821
DOI:10.24824/978854441382.1
Ano de edição:2017
Número de páginas:208
Formato:14x21
Assunto:
Velloso, Luciana.
Traduções e inovações nas escolas: entre máquinas de ensinar e netbooks. /
Luciana Velloso
208 p.
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-1382-1
1. Educação - tecnologias 2. Informação - comunicação. I. Título II. série
CDD 371.68
Índice para catálogo sistemático
1. Educação 370
CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E
SIGNIFICANTES PRIVILEGIADOS
Currículo como um sistema de significação
e prática cultural
Para uma “máquina” cada vez mais eficiente
Algumas Contribuições da Teoria do Discurso
Significantes privilegiados: inovação, inclusão digital
social, cidadania
A ESCOLA CONECTA EM QUESTÃO9
Estabelecendo links: múltiplos olhares,
múltiplos sentidos9
Caracterizando o espaço: fazendo a
“conexão com a Escola Conecta”9
Estabelecendo contatos com o corpo docente00
O PROUCA na Escola Conecta
SENTIDOS QUE SE HIBRIDIZAM
Do Tecnicismo ao Neotecnicismo
Das Máquinas de Ensinar aos Netbooks
UMA TENTATIVA DE ENCERRAR, POIS É
NA INCOMPLETUDE QUE NOS MOVEMOS
AOS PROFESSORES