15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$62,70 sem juros | Total R$62,70 | |
2 x de R$31,35 sem juros | Total R$62,70 | |
3 x de R$20,90 sem juros | Total R$62,70 | |
4 x de R$16,22 | Total R$64,89 | |
5 x de R$13,20 | Total R$66,00 | |
6 x de R$11,19 | Total R$67,13 | |
7 x de R$9,75 | Total R$68,26 | |
8 x de R$8,68 | Total R$69,42 | |
9 x de R$7,84 | Total R$70,58 | |
10 x de R$7,18 | Total R$71,75 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Eliane Mendes Guimarães - Juliana Eugênia Caixeta
Sinopse:
As pesquisas em ensino de ciências têm avançado em busca da compreensão das relações entre os processos de aprendizagem e os processos de ensino, considerando a complexidade da ciência e do conhecimento científico. No entanto, os resultados destas pesquisas e experiências positivas não se tornam efetivas para a melhoria do ensino de ciências se não partem das escolas e retornam a elas. Trilhas e Encontros: mediações e reflexões sobre o Ensino de Ciências nasce da necessidade de buscar alternativas para o diálogo entre a escola e a academia. O caminho traçado por este livro busca enriquecer novas possibilidades para o ensino de ciências e, ao mesmo tempo, trazer ao grupo de pesquisadores uma visão distanciada do nosso trabalho, possibilitando novas perspectivas, críticas e diálogo com os professores de ciências da rede de ensino. A área das ciências da natureza apresenta características específicas em sua construção e em sua história que devem ser apropriadas pelos estudantes de ciências da Educação Básica, bem como pelos licenciandos e pelos professores já formados, com abordagens e metodologias adequadas ao seu ensino e aprendizagem. O leitor encontrará, neste livro, discussões sobre o papel social da escola, o ensino de ciências no Jardim Zoológico, a relação da mídia com a biodiversidade, uso de trilhas na educação ambiental, o livro didático de física e seu papel na formação do cidadão, o uso de laboratório e da experimentação na formação inicial e continuada de professores de ciências, a inclusão de educandos com necessidades especiais e o ensino de ciências e as comunidades virtuais na aprendizagem de ciências. Tais discussões nos permitem imaginar novas trilhas e encontros com os professores de ciências que vivenciam a sala de aula. Convidamos você, caro leitor e cara leitora, a participar da nossa construção.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580425833
DOI:10.24824/978858042583.3
Ano de edição:2012
Número de páginas:168
Formato:14x21
Assunto:
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO, ESCOLA E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
articulações e implicações para o ensino de ciências
Cynthia Bisinoto
CAPÍTULO
JARDIM ZOOLÓGICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS:
um olhar a partir de Piaget
Eliane Mendes Guimarães, Alberto Gomes de Brito,
Luiz Antonio Lira Junior, Daylane Rosa Souto
CAPÍTULO
Percepção de alunos de ensino fundamental
sobre a biodiversidade: relações entre nomes
de organismos, mídia e periculosidade
Marcelo XA Bizerril, Daniel Louzada da Silva,
Dulce MS da Rocha, Juscilene M Peres, Giovanna L Furoni
CAPÍTULO
Atividades de campo no ensino das ciências e
na educação ambiental : refletindo sobre as
potencialidades desta estratégia na prática escolar
Alessandra Aparecida Viveiro, Renato Eugênio da Silva Diniz
CAPÍTULO
A experimentação nos livros didáticos de
física do ensino médio e os
objetivos educacionais
José Cláudio Santiago, Eliane Mendes Guimarães, Ivan Ferreira da Costa
CAPÍTULO
O laboratório de ensino de ciências como
espaço privilegiado para o planejamento de
regência nos estágios supervisionados
Alessandra Aparecida Viveiro, Mariana de Senzi Zancul
CAPÍTULO
A abordagem do conteúdo de Ligações Químicas
no Nono Ano do Ensino Fundamental
Será realmente necessário? 0
Márcia Conceição Rocha Lima, Alessandra Aparecida Viveiro, Franco de Salles
Porto, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Jeane Cristina Gomes Rotta
CAPÍTULO
Formação de professores de ciências:
a experiência da disciplina “O Educando com
Necessidades Especiais”
Juliana Eugênia Caixeta, Alyne Ribeiro Ferro, Laura Firminio
Sampaio, Thiago Rodrigues Silva, Haianne Santos Souza
CAPÍTULO
Comunidades de aprendizagem e ensino
de ciências: as possibilidades que se abrem
pelas experiências da educação a distância
Eliane Mendes Guimarães, Juliana Eugênia Caixeta,
Alessandra Aparecida Viveiro, Donária Coelho Duarte
ALGUMAS PALAVRAS FINAIS
SOBRE OS AUTORES
Trilhas e encontros: mediações e reflexões sobre o ensino de ciências / Eliane Mendes
Guimarães, Juliana Eugênia Caixeta (organizadoras). - 1.ed. - Curitiba, PR:
CRV, 2012.
168p.
ISBN 978-85-8042-583-3
1. Ciências - Estudo e ensino (Ensino fundamental) 2. Prática de ensino. I. Guimarães,
Eliane Mendes II. Caixeta, Juliana Eugênia.
12-8943. CDD: 372.35
CDU: 373.3.016:5