15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$47,88 sem juros | Total R$47,88 | |
2 x de R$23,94 sem juros | Total R$47,88 | |
3 x de R$15,96 sem juros | Total R$47,88 | |
4 x de R$12,39 | Total R$49,55 | |
5 x de R$10,08 | Total R$50,40 | |
6 x de R$8,54 | Total R$51,26 | |
7 x de R$7,45 | Total R$52,13 | |
8 x de R$6,63 | Total R$53,01 | |
9 x de R$5,99 | Total R$53,89 | |
10 x de R$5,48 | Total R$54,79 |
Autores: Joel Peixoto Filho
Sinopse:
A abertura de polos de apoio presencial é o meio pelo qual as Instituições de Ensino ofertam cursos na modalidade EaD, no entanto, a decisão sobre onde abri-los é o primeiro desafio. Alguns critérios relevantes que devem ser considerados neste processo decisório são de conhecimento de muitas instituições e gestores, como dados populacionais, econômicos ou concorrecionais, entretanto, reunir estes critérios (dados e informações) em um único modelo decisório é um segundo desafio. Como Planejar a Abertura de Polos EaD – Um Enfoque Multicritério é o resultado de uma pesquisa inovadora que pretende oferecer uma solução para estes dois desafios. Este estudo apresenta os critérios mais relevantes que devem ser levados em consideração para a prospecção de municípios visando a abertura de novos pólos para a oferta de cursos EaD, no entanto, o sucesso desta metodologia só foi possível a partir da utilização de técnicas de Auxílio Multicritério a Decisão (AMD), mais especificamente o método AHP (Analytic Hierarchy Process). A utilização desta metodologia possibilitou a criação de um modelo consistente e confiável que aponta, dentre um conjunto de opções (municípios), qual é a mais adequada para a abertura de um Polo, e ao mesmo tempo flexível, podendo adaptar-se à realidade de cada Instituição através da inclusão de seus próprios critérios a partir da visão de especialistas em EaD. O novo Marco Regulatório da EaD que ao mesmo tempo flexibilizou e propiciou um ambiente favorável para a expansão da EaD no Brasil, impôs também, desafios inerentes à qualidade, assim, os gestores necessitarão cada vez mais de metodologias eficazes para subsidiar os processos decisórios em EaD. Como Planejar a Abertura de Polos EaD – Um Enfoque Multicritério certamente é uma destas metodologias!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423066
DOI:10.24824/978854442306.6
Ano de edição:2018
Número de páginas:96
Formato:14x21
Assunto:
P377
Peixoto Filho, Joel
Como planejar a abertura de polos EaD: um enfoque multicritério / Joel
Peixoto Filho
96 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2306-6
DOI 10.24824/978854442306.6
1. Educação 2. Educação a distância 3. Ensino Superior I. Título II. Série.
CDU 37.018.43 CDD 374.4
Milton Erthal Junior
A abertura de polos EaD no âmbito do
programa Rede e-Tec Brasil
Motivação
Objetivos
Objetivo geral
Objetivos específcos
REVISÃO DA LITERATURA
A Educação a Distância
Multicritério
AHP – Método da Análise Hierárquica
METODOLOGIA
Decisor
Analista
Alternativas
Defnição dos Critérios
Critério População
Subcritério Número de Habitantes
Subcritério Público – Alvo
Critério Residências com Acesso à Internet
Critério Demanda Futura
Subcritério Número de Escolas de Nível Médio
Subcritério Número de Matrículas
Critério Vocação Econômica
Critério Concorrência
Subcritério Concorrência local
Subcritério Concorrência Regional
Estrutura Hierárquica
Matriz de Pesos dos Critérios
Tabela de Pagamentos
Julgamento das Alternativas
Análise do Cenário
Análise do Cenário
Análise do Cenário