15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$37,97 sem juros | Total R$37,97 | |
2 x de R$18,99 sem juros | Total R$37,97 | |
3 x de R$12,66 sem juros | Total R$37,97 | |
4 x de R$9,82 | Total R$39,30 | |
5 x de R$7,99 | Total R$39,97 | |
6 x de R$6,78 | Total R$40,65 | |
7 x de R$5,91 | Total R$41,34 | |
8 x de R$5,25 | Total R$42,04 | |
9 x de R$4,75 | Total R$42,74 | |
10 x de R$4,35 | Total R$43,45 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Haroldo de Oliveira Maia
Sinopse:
Esta modesta obra pretende disponibilizar, a quem a ler, subsídios suficientes para um melhor entendimento sobre os significados do termo competência, bem como sobre as principais competências inerentes a qualquer profissional da docência, em particular a quem atua com modelos de ensino mediados por tecnologias da informação e comunicação. Trata-se, portanto, de um modesto livro que aborda um assunto teoricamente simples à primeira vista, mas, na prática, mostra-se um tanto complexo, porque competência é um termo polissêmico que, segundo McClelland e outros tantos estudiosos dessa área do conhecimento, diferencia-se de aptidão, entendida como talento natural da pessoa, que pode ser aprimorado; é diferente de habilidade, aceita como demonstração de um talento particular na prática, e também é diferente de conhecimento, interpretado como algo que as pessoas precisam saber para desempenhar uma tarefa. Sendo assim, o que significa mesmo o termo competência? O que significa ser competente? O que é competência docente? Quais as principais competências desejáveis em docentes de modelos de ensino mediados por tecnologias da informação e comunicação? Respostas a essas e outras questões você leitor, você leitora encontrarão nesta obra. O tema não é novo, mas pode contribuir para o aperfeiçoamento de docentes e demais pessoas que se interessam por esse assunto.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544431023
DOI:10.24824/978854443102.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:156
Formato:16x23
Assunto:
M217
Maia, Haroldo de Oliveira
Competências docentes em modelo de ensino mediado por tecnologias da informação e
comunicação Haroldo de Oliveira Maia – Curitiba CRV, 2019
156 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3102-3
DOI 10248249788544431023
1 Educação 2 Competências docentes 3 Docência mediada por tics 4 Modelo de ensino
mediado por tics I Título II Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
CONCEITUANDO “COMPETÊNCIA”
Origem do termo
Evolução histórica
Alguns conceitos
Competência docente à luz de Perrenoud e outros autores
CAPÍTULO II
O CONTEXTO TECNOLÓGICO E A APRENDIZAGEM
O papel da tecnologia na Educação a Distância
O papel do tutor na Educação a Distância
Características do aluno da Educação a Distância
O contexto tecnológico e a aprendizagem
CAPÍTULO III
O ENSINO MÉDIO PRESENCIAL COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
NO ESTADO DO AMAZONAS
Um breve histórico
Principais características do “Programa” e da Plataforma
Características do aluno nessa modalidade de ensino
O Processo EnsinoAprendizagem e a Perspectiva Construtivista
CAPÍTULO IV
O PROFESSOR PRESENCIAL E SUAS COMPETÊNCIAS
Paralelo entre Professor e Tutor
Perfil e atribuições do Professor Presencial
Competências desejáveis no Professor Presencial
Competências percebidas nos Professores Presenciais com a
pesquisa de campo
Operacionalização da pesquisa
Sujeitos participantes
Análise e discussão dos dados obtidos
Questionário aplicado ao Professor Presencial
Questionário aplicado ao aluno
Análise do rendimento escolar dos estudantes
Haroldo Maia - indd CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A PESQUISA
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O TEMA
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
APÊNDICE
AUTOAVALIAÇÃO PARA PROFESSORES PRESENCIAIS
DO CURSO ENSINO MÉDIO PRESENCIAL COM
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
APÊNDICE
QUESTIONÁRIO APLICADO AO ALUNO
ANEXOS
ANEXO
MAPA DE LOCALIZAÇÃO DAS ESCOLAS PESQUISADAS
ANEXO
PEGADAS NA AREIA
SOBRE O AUTOR