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Autores: Vera Lucia Martiniak
Sinopse:
Este livro apresenta um estudo sobre as instituições escolares agrícolas, no Paraná, e tem como objetivo analisar, dentro de uma perspectiva histórica, o processo de constituição dessas instituições e o modelo de ensino por elas oferecido. A pesquisa teve como principal motivação a busca pela compreensão das transformações nas relações de produção e o seu impacto no processo de criação das primeiras escolas agrícolas no Paraná. Nesse sentido, a pesquisa partiu da análise das partes envolvidas na relação entre trabalho e educação, demandando a necessidade de outras análises como: o desenvolvimento histórico do capitalismo do Brasil e seus desdobramentos para o desenvolvimento econômico, político e social da região. Para compreender a institucionalização das escolas agrícolas, partiu-se da análise dessa conjuntura, baseando-se em três categorias fundamentais: o singular, o particular e o universal. A pesquisa apresenta algumas considerações a respeito das transformações que ocorreram nas orientações do modelo de escola agrícola, cujas características foram voltadas, primeiramente, para o atendimento aos desvalidos e, com as mudanças nas relações de produção, para a formação de mão de obra para a agricultura.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580422467
DOI:10.24824/978858042246.7
Ano de edição:2011
Número de páginas:138
Formato:14x21
Assunto:
Martiniak, Vera Lucia
Educação e trabalho no ensino agrícola : história das instituições escolares agrícolas / Vera Lucia Martiniak. - 1.ed. - Curitiba, PR : CRV, 2011.
136p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-246-7
1. Ensino agrícola - Paraná - História. 2. Escolas agrícolas - Paraná. I.Título.
11-6979. CDD: 630.71098162
CDU: 631:37
AS PRIMEIRAS INICIATIVAS PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL
AS PRIMEIRAS INICIATIVAS DO ESTADO PARA O ATENDIMENTO AOS ÓRFÃOS E DESVALIDOS
A EMERGÊNCIA DO TRABALHO ASSALARIADO
O ENSINO AGRÍCOLA E A CIVILIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DESVALIDAS
REGENERAÇÃO DA INFÂNCIA POBRE: os Aprendizados e Patronatos Agrícolas
AS INICIATIVAS PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO PARANÁ
O ENSINO AGRÍCOLA: da regeneração da infância à formação de trabalhadores rurais
OS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ
O PATRONATO AGRÍCOLA E O ATENDIMENTO AOS MENORES
ESCOLA DE TRABALHADORES RURAIS: do assistencialismo à formação do trabalhador
A PRIMEIRA INICIATIVA PARA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NOS CAMPOS GERAIS: a Escola de Trabalhadores Rurais de Castro, PR
A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE TRABALHADORES RURAIS EM PONTA GROSSA,PR
A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE TRABALHADORES RURAIS EM PALMEIRA,PR
A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES AGRÍCOLAS
O Regulamento de e a organização curricular
A estrutura diretiva e administrativa das escolas de trabalhadores rurais conforme o Regulamento de
A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: de Escola de Trabalhadores Rurais à Escola Agrícola