15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$47,88 sem juros | Total R$47,88 | |
2 x de R$23,94 sem juros | Total R$47,88 | |
3 x de R$15,96 sem juros | Total R$47,88 | |
4 x de R$12,39 | Total R$49,55 | |
5 x de R$10,08 | Total R$50,40 | |
6 x de R$8,54 | Total R$51,26 | |
7 x de R$7,45 | Total R$52,13 | |
8 x de R$6,63 | Total R$53,01 | |
9 x de R$5,99 | Total R$53,89 | |
10 x de R$5,48 | Total R$54,79 |
Autores: Carlos Sérgio de Oliveira
Sinopse:
O Pró-letramento é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada, ação política apresentada como um curso para os professores das séries iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de melhorar a qualidade da prática docente e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos. É este, portanto, o contexto deste estudo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas de formação continuada dos professores da educação básica no Brasil e, mais especificamente, verificar as contribuições do programa Pró-letramento em Matemática para a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Rio Verde-GO. Os procedimentos metodológicos desta investigação consistiram em levantamento bibliográfico e análise documental. O campo empírico constituiu-se de entrevista semiestruturada, corroborada pelo registro de anotações e gravações da fala dos docentes. Para uma melhor compreensão da realidade investigada, recorreu-se a uma investigação qualitativa em escolas municipais de Rio Verde - Goiás, nos anos de 2011 a 2012. A abordagem qualitativa foi enriquecida com dados estatísticos e pela consulta a fontes bibliográficas que tratam da questão. A partir dos dados analisados (resultados), observou-se que o curso do Pró-letramento foi positivo na formação dos professores envolvidos com a pesquisa, uma vez que esses profissionais se apropriaram com mais segurança das teorias e dos conteúdos estudados, particularmente sobre a importância da resolução de problemas adaptados ao contexto sociocultural dos alunos e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ressalta-se que é preciso haver continuidade no processo de formação continuada porque ainda têm sido constatadas dificuldades no ensino da matemática, mesmo com os avanços evidenciados na presente pesquisa.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544408230
DOI:10.24824/978854440823.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:118
Formato:14x21
Assunto:
Oliveira, Carlos Sérgio de
Pró-letramento em ação: a formação continuada de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de Rio Verde-GO/Carlos Sérgio de Oliveira.
118 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0823-0
1. Educação. 2. Professores - Formação. 3. Educação permanente. 4. Prática de ensino. I. Título.
16-30857 CDD: 370.71
CDU: 37.02
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
A PARTIR DOS ANOS
Políticas públicas educacionais nos anos
A questão do letramento na matemática
QUESTÕES ATUAIS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A constituição da Rede Nacional de
Formação Continuada de Professores
O Programa Pró-Letramento e sua
implementação no Estado de Goiás
Implementação do Programa Pró-Letramento
no Município de Rio Verde-GO
Tutores (seleção, formação e função,
encontros e atividades do programa)
PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA:
o que pensam as professoras cursistas de Rio Verde-GO?
Caracterização das professoras
cursistas participantes da pesquisa
Categorização dos dados da pesquisa:
uma análise do pró-letramento
Interesse e fundamentação teórico-prática
A importância dos fascículos na
prática docente das cursistas
Ensino e metodologia
Avaliação do programa Pró-letramento