15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$41,88 sem juros | Total R$41,88 | |
2 x de R$20,94 sem juros | Total R$41,88 | |
3 x de R$13,96 sem juros | Total R$41,88 | |
4 x de R$10,84 | Total R$43,34 | |
5 x de R$8,82 | Total R$44,08 | |
6 x de R$7,47 | Total R$44,84 | |
7 x de R$6,51 | Total R$45,59 | |
8 x de R$5,80 | Total R$46,37 | |
9 x de R$5,24 | Total R$47,14 | |
10 x de R$4,79 | Total R$47,93 |
Autores: Helena Corrêa de Vasconcelos
Sinopse:
Nesta publicação o objeto de estudo inscrito na problemática trabalhada foi a própria prática didáticopedagógica da autora, como docente de Pesquisa Educacional, pois foi neste contexto acadêmico que um conjunto nebuloso de dificuldades estudantis para produzir um projeto de pesquisa sobressaiu como problema a investigar. Daí o compromisso em oferecer uma aproximação de resposta a um questionamento de estudo incidente em dificuldades declaradas por estudantes de Pedagogia para construir um Projeto de Pesquisa, querendo saber também a que fator(es) atribue(m) tais dificuldades e como buscaram superá-las. Trata-se de relato de pesquisa no qual uma professora-pesquisadora que se pôs a refletir sobre a própria prática docente, mantendo articulação desta com a aprendizagem estudantil, acerca de componente curricular de extrema importância acadêmica na iniciação científica de qualquer curso de formação de educadores que tenha o seu preparo profissional lastreado pela pesquisa. É exemplo concreto de como propor, realizar e relatar uma investigação científica - ante o problema concreto da dificuldade estudantil de produzir um projeto de pesquisa, que também ratifica a sua contribuição acadêmica e social. Não pode deixar de ter reconhecida a sua relevância uma proposta oriunda de situações empíricas, que integraram um processo pedagógico orquestrado por quem se pôs a ensinar pesquisando e pesquisar ensinando - pautando-se de modo ético e politicamente compromissado, dentro de suas condições de produção e trabalho.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544404065
DOI:10.24824/978854440406.5
Ano de edição:2015
Número de páginas:124
Formato:14x21
Assunto:
Vasconcelos, Helena Corrêa de
Projeto de pesquisa: desafio ao ingresso na iniciação científica / Helena Corrêa de Vasconcelos. - 1. ed.
124 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0406-5
1. Educação - Brasil. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Pesquisa educacional. 4. Projeto de pesquisa. 5. Formação profissional. I. Título.
15-21988
CDD: 371.3
CDU: 37:791
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CONCEPÇÃO E DESENHO DA PESQUISA
DIÁLOGO COM A LITERATURA
Os Conceitos-chave
A Categoria Paradigma
A Categoria Ensino & Aprendizagem
A Categoria Pesquisa Educacional
A Categoria Projeto de Pesquisa
DIÁLOGO COM APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS,
OU A DIMENSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
A Tipologia, o Locus e os Sujeitos da Pesquisa
As Técnicas, os Instrumentos de Coleta e o Corpus
O Tempo-Espaço na Construção do Conhecimento
RESULTADOS
Dificuldades Estudantis para cumprir o Objetivo
da Disciplina
Maneiras de Buscar Superação das Dificuldades
Encontradas
Fator Principal das Dificuldades
Para Superar Problemas na Elaboração do Projeto
de Pesquisa
Significado da Disciplina Pesquisa Educacional
CONSIDERAÇÕES CONCLUSIVAS E RECOMENDAÇÕES
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
ANEXO
OBSERVAÇÃO GERAL
SOBRE A AUTORA