15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$70,04 sem juros | Total R$70,04 | |
2 x de R$35,02 sem juros | Total R$70,04 | |
3 x de R$23,35 sem juros | Total R$70,04 | |
4 x de R$18,12 | Total R$72,48 | |
5 x de R$14,74 | Total R$73,72 | |
6 x de R$12,50 | Total R$74,98 | |
7 x de R$10,89 | Total R$76,25 | |
8 x de R$9,69 | Total R$77,54 | |
9 x de R$8,76 | Total R$78,84 | |
10 x de R$8,02 | Total R$80,15 |
Autores: Janaina de Jesus Santos - Ginaldo Cardoso de Araújo - Eliana Márcia dos Santos Carvalho (Orgs.)
Sinopse:
Este livro inaugura a Coleção Práticas Docentes Interdisciplinares e reúne textos que investigam a abordagem interdisciplinar na escola e na formação docente, tratando de questões práticas na busca de reinventar o cotidiano escolar e universitário. É tramado na concepção da interdisciplinaridade como um atravessamento entre saberes epistemológicos e pedagógicos mobilizados para entender e agir sobre a realidade. A universidade e a escola foram problematizadas no contexto de globalização e neoliberalismo, considerando temas como a formação de professores, o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão das minorias representativas. Busca refletir sobre saberes produzidos na universidade, entrelaçados aos saberes emergentes das práticas pedagógicas na escola. A educação, assim, é pensada como prática que permite a constituição de sujeitos e não apenas sequência de conteúdos e cumprimento de estágios para a inserção no mercado de trabalho. A obra se insere em temas atuais, capazes de instigar profissionais da área de educação e professores de vários campos a ressignificarem suas práticas e seu cotidiano profissional. O momento histórico atual é marcado pelo questionamento de hegemonias, desnaturalização das relações de poder e reivindicação de reconhecimento de sujeitos e identidades historicamente marginalizados e nos convoca a recriar a docência e seus sujeitos
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430378
DOI:10.24824/978854443037.8
Ano de edição:2019
Número de páginas:168
Formato:16x23
Assunto:
UN58
Universidade e escola refl exões e práticas interdisciplinares Janaina de Jesus Santos,
Ginaldo Cardoso de Araújo, Eliana Márcia dos Santos Carvalho (organizadores) – Curitiba
CRV, 2019
168 p (Coleção Práticas Docentes Interdisciplinares – v 1)
Bibliografi a
ISBN COLEÇÃO 978-85-444-3036-1
ISBN VOLUME 978-85-444-3037-8
DOI 10248249788544430378
1 Educação 2 Ensino 3 Formação do professor 4 Interdisciplinaridade 5 Educação
inclusiva I Santos, Janaina de Jesus org II Araújo, Ginaldo Cardoso de org III Carvalho,
Eliana Márcia dos Santos org IV Título V Série
CDU 378 CDD 378
APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
diálogos interdisciplinares
Janaina de Jesus Santos
Ginaldo Cardoso de Araújo
Eliana Márcia dos Santos Carvalho
PREFÁCIO
Paulo Roberto Boa Sorte Silva
PRIMEIRA PARTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESCOLA
CAPÍTULO I
DISCURSO E SUJEITO PROFESSOR NO PROJETO DO
CURSO DE LETRAS uma análise de documentos oficiais
Diana de Oliveira Brito
Janaina de Jesus Santos
CAPÍTULO II
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO RURAL E A EDUCAÇÃO
DO CAMPO
Edvan Santos Carvalho
Antonieta Miguel
CAPÍTULO III
A FUNÇÃO DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE
uma análise do programa Pacto pelo Ensino Médio
Adriana Cruz Veiga
Marinalva Nunes Fernandes
Janaina Santos indd SEGUNDA PARTE
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
CAPÍTULO IV
“O SURDO QUER FACULDADE” entraves e perspectivas no
acesso de surdos ao Ensino Superior na região de Guanambi-BA
Ana Marta da Silveira Caldas
Sandra Aparecida Lima Silveira Farias
CAPÍTULO V
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO
DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NUMA ESCOLA QUILOMBOLA
Janete de Carvalho da Silva Leal
Jaqueline Santana Nascimento
TERCEIRA PARTE
INTERDISCIPLINARIDADE E PROCESSO
DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CAPÍTULO VI
“NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM” as tramas teatrais de Ariano
Suassuna como pontes para o conhecimento interdisciplinar na escola
Fernanda Araújo Dias Mendes Xavier
Ginaldo Cardoso de Araújo
CAPÍTULO VII
A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM LISBOA breve narrativa
Eliana Márcia dos Santos Carvalho
CAPÍTULO VIII
A BELEZA DA MATEMÁTICA uma alternativa numa perspectiva
interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem
Rosângela Sousa Rocha
Ana Paula Silva de Almeida
SOBRE OS AUTORES
Janaina Santos indd